Putin declara lei marcial em quatro cidades da Ucrânia e limita circulação de civis em fronteiras

Putin disse que as medidas que ele estava ordenando aumentariam a estabilidade da economia, indústria e produção em apoio à guerra da Ucrânia

Luciana Carvalho
fonte

Nesta quarta-feira (19), o presidente russo, Vladimir Putin, disse que vai introduzir a lei marcial nas quatro regiões da Ucrânia anexadas em setembro - Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk. As informações são do G1 Nacional.

A Lei Marcial é uma norma implementada em cenários de conflitos, crises civis e políticas, que substitui as leis e autoridades civis por leis militares. No início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou a introduzir a mesma lei em seu país.

Em um decreto publicado também nesta quarta-feira, Putin restringiu o movimento de entrada e saída de civis de Krasnodar, Belgorod, Bryansk, Voronezh, Kursk e Rostov, todas próximas à Ucrânia, e os territórios da Crimeia e Sebastopol, que a Rússia anexou ilegalmente em 2014

VEJA MAIS

image Rússia expulsa cerca de 60 mil moradores de Kherson, uma das maiores cidades da Ucrânia
Localizada no sul da Ucrânia, a cidade é uma das quatro anexadas ilegalmente pela Rússia após um referendo de separação não reconhecido pela comunidade

image Rússia destrói 30% das centrais elétricas da Ucrânia em uma semana
Nova onda de bombardeios provocou “apagão em massa”, relata presidente ucraniano

image Avião militar russo cai em prédio residencial na cidade de Yeisk na Rússia; veja
Ministério para Situações de Emergência informou que duas pessoas morreram

As medidas, com quase oito meses de guerra, marcaram a mais recente escalada de Putin para combater uma série de grandes derrotas nas mãos das forças ucranianas desde o início de setembro.

Em reação ao anúncio do presidente Russo, o governo ucraniano disse que a declaração deveria ser considerada "pseudo-legalização de saque de propriedade ucraniana".

Em declarações televisionadas a membros de seu Conselho de Segurança, Putin também instruiu o governo a estabelecer um conselho de coordenação especial sob o comando do primeiro-ministro, Mikhail Mishustin.

A implementação da lei marcial chega no mesmo dia em que funcionários russos instalados em Kherson, uma das quatro regiões ocupadas, começaram a expulsar civis da cidade com a alegação de um ataque ucraniano iminente.

Putin disse que as medidas que ele estava ordenando aumentariam a estabilidade da economia, indústria e produção em apoio à guerra da Ucrânia. "Estamos trabalhando para resolver tarefas muito complexas e de grande escala para garantir um futuro confiável para a Rússia, o futuro de nosso povo", afirmou o presidente Russo.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO