MENU

BUSCA

Psicólogos revelam o significado de ouvir a mesma música repetidas vezes

O estudo publicado pela revista científica WebMD analisou o comportamento dos indivíduos que têm preferência por determinadas canções

Juliana Maia

A revista científica WebMD publicou um estudo sobre o comportamento de pessoas que costumam ouvir diversas vezes as mesmas músicas, concluindo que o hábito pode estar associado a traços de personalidade, como conforto na familiaridade e alta inteligência emocional. A pesquisa identificou oito comportamentos específicos em indivíduos que costumam agir desta maneira.

De acordo com o artigo, o ato de repetir músicas serve como um refúgio para muitas pessoas que costumam realizar a ação. Estes indivíduos buscam conforto na familiaridade das canções que conhecem bem. Além disso, ouvir as mesmas canções é comum entre aqueles que desejam analisar as letras e melodias, uma prática que permite entender melhor as histórias por trás das músicas. 

VEJA MAIS

Professor encanta web ao usar música de Luiz Gonzaga para alfabetizar idosos
Wellington Silva, conhecido como "Nininho", conquista os alunos e os internautas com os métodos que encontra para facilitar o aprendizado

VÍDEO: Professora paraense usa música 'São Amores' para conseguir silêncio dos alunos
A professora Brenda Melo, de Bragança, transforma o barulho da sala em um coro animado e, logo em seguida, em silêncio total

Péricles e Thiaguinho se unem ao Mundo Bita e se tornam personagens de animação
Pagodeiros lançam “O Que É, O Que É o Amor?” em todas as plataformas de streaming.

Ainda segundo o estudo, foi possível observar que também que estas pessoas não costumam evitar emoções intensas. Por isso, se engajam ativamente com essas emoções ao ouvir músicas que repassam sentimentos fortes.

Outra característica é a ligação à introversão. Os ouvintes observam, na repetição de músicas, uma forma de se desconectar do mundo exterior em um espaço próprio e seguro. Desta forma, eles também conseguem prestar atenção aos detalhes que podem passar despercebidos por outras pessoas que escutam as mesmas canções.

A pesquisa enfatiza que o hábito de ouvir a mesma música repetidamente não é somente uma preferência musical, mas um reflexo de complexas características psicológicas e emocionais que influenciam o comportamento cotidiano desses ouvintes.

Mundo