Presidente da Rússia, Vladimir Putin compara guerra na Ucrânia à vitória sobre nazistas
Declaração foi dada durante o ‘Dia da Vitória’, que marca a rendição da Alemanha Nazista durante a 2ª Guerra Mundial
A Rússia celebra, nesta segunda-feira (9), o 77º Dia da Vitória, que marca a vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista durante a 2ª Guerra, em 1945. A data vinha sendo aguardada com apreensão pelo Ocidente, pois alguns especialistas acreditavam que o presidente russo, Vladimir Putin, poderia aproveitar as comemorações para anunciar uma nova fase na guerra contra a Ucrânia. Porém, sem muitas novidades, ele voltou a criticar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e comparou a comparou a guerra na Ucrânia ao confronto entre a União Soviética e o exército de Adolf Hitler. As informações são do Portal Metrópoles e da Agência AFP.
VEJA MAIS
Durante o seu pronunciamento, Putin alegou que "foi forçado" pela Otan a atacar o país vizinho, pois a Organização estava criando ameaças às suas fronteiras.
“Defender a pátria quando seu destino está sendo decidido sempre foi sagrado. Hoje você está lutando por nosso povo em Donbas, pela segurança da Rússia, nossa pátria”, declarou.
Ele continuou chamando de “operação militar especial” o conflito armado contra a Ucrânia. “A Rússia deu uma resposta preventiva à agressão, com uma decisão forçada e soberana. A operação militar especial era necessária e foi a decisão certa, na hora certa”, pontuou.
Durante as celebrações, Putin depositou flores no Monumento do Soldado Desconhecido, nos Jardins de Alexandre, no Kremlin. O dia ainda contou com desfiles e demonstrações do poderio militar russo. Desde que o atual presidente da Rússia assumiu o poder, em 2000, o tradicional desfile de 9 de maio se transformou tanto em uma celebração da vitória sobre a Alemanha nazista como da força da Rússia depois da humilhação da queda da União Soviética.
Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu ao discurso de Putin, afirmando que seu país vencerá a guerra contra a Rússia, durante um discurso feito em Kiev.
“No Dia da Vitória sobre o nazismo, estamos lutando por uma nova vitória. O caminho para isso é difícil, mas não temos dúvidas de que venceremos”, declarou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA