MENU

BUSCA

Presidente da Câmara dos EUA pede abertura de impeachment contra presidente Joe Biden

Kevin McCarthy afirma que investigação do Comitê de Supervisão da Câmara encontrou uma “cultura de corrupção” na família de Biden

O Liberal

O presidente da Câmara dos Estados Unidos Kevin McCarthy pediu a abertura de um inquérito de impeachment contra o presidente norte-americano Joe Biden. A informação foi anunciada pelo próprio McCarthy a jornalistas nesta terça-feira (12). Segundo ele, a investigação do Comitê de Supervisão da Câmara encontrou uma “cultura de corrupção” na família de Biden.

VEJA MAIS

Juiz federal anula política de asilo de Biden e suspende decisão por 14 dias
Decisão pode levar o governo dos EUA a aceitar novamente os pedidos de asilo de qualquer requerente

'Decisão muito difícil da minha parte', diz Biden sobre envio de munições de fragmentação à Ucrânia
Joe Biden, presidente dos EUA, autorizou o envio das munições

“Estou instruindo nossos comitês da Câmara a abrirem um inquérito formal de impeachment do presidente Joe Biden”, declarou. Ainda de acordo com McCarthy, “há alegações de abuso de poder, obstrução e corrupção” que “merecem uma investigação mais aprofundada por parte da Câmara dos Representantes”.

Controlando por pouco a Câmara, os Republicanos acusam Biden de lucrar enquanto serviu como vice-presidente, de 2009 a 2017, com os empreendimentos comerciais estrangeiros de seu filho Hunter Biden, que foi acusado de não pagar seus impostos, além de comprar e portar ilegalmente uma arma sob efeito de drogas no mesmo período. Já a Casa Branca alega que não há base para uma investigação.

Biden pede que aliados não acreditem nas alegações de Putin sobre o Grupo Wagner
Para o presidente dos Estados Unidos, o momento é um lembrete de como a crise continua imprevisível

Presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, tropeça e cai durante cerimônia de formatura; vídeo
O evento era a formatura de alunos da Academia da Força Aérea. O presidente é conhecido por acidentes semelhantes e por esquecer algumas coisas.

O Partido Republicano de McCarthy controla 222 cadeiras na Câmara dos EUA. Para a abertura de um processo de impeachment na Câmara, é necessário o apoio da maioria dos 435 congressistas  – ou seja, 218 deputados.

Se aprovado, o processo segue para o Senado, onde são necessários dois terços dos votos para aprovação. O Partido Democrata de Joe Biden tem 48 senadores e outros 3 independentes aliados ao governo, contra 49 republicanos.

Mundo