MENU

BUSCA

Presidente argentino é acusado de plágio em discurso na ONU

O monólogo supostamente plagiado por Milei pertence ao episódio 15 da quarta temporada da série norte-americana The West Wing

O Liberal

O presidente da Argentina, Javier Milei, está sendo acusado de plágio durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, realizado no último dia 24 de setembro. Fãs da série de televisão americana The West Wing estão afirmando que o presidente argentino, conhecido pelo seu posicionamento de extrema-direita, copiou exatamente todo o monólogo de um dos personagens da série.

O monólogo em questão pertence ao episódio 15 da quarta temporada da série, onde o presidente dos EUA, interpretado por Martin Sheen, discute temas como liberdade de expressão, liberdade religiosa e a interconexão entre nações. Santiago Caputo, conselheiro de Milei e responsável pela redação do discurso, é um admirador da série, tendo declarado ao jornal *La Nacion* que assistiu a todos os episódios entre sete e nove vezes, o que alimenta ainda mais especulações sobre o plágio.

VEJA MAIS

Milei acusa ONU de impor 'agenda ideológica' a seus membros em discurso na Assembleia-Geral
Presidente argentino fez seu primeiro discurso na ONU nesta terça-feira (24/9)

Javier Milei, presidente da Argentina, assume namoro com ex-vedete
O argentino Javier Milei postou foto em seu Instagram acompanhado da ex-vedete e atual apresentadora de TV Amalia Yuyito González

Economia argentina volta a encolher em junho, em desafio para Milei
A construção caiu quase 24% em relação ao ano anterior em junho, enquanto a atividade industrial recuou 20% no mês

Em seu discurso, Milei afirmou: "Acreditamos na defesa da vida de todos; acreditamos na liberdade de expressão para todos; acreditamos que todos os povos devem viver livres da tirania e da opressão". As semelhanças entre as falas do presidente argentino e o monólogo da série são evidentes e geraram muitas piadas e críticas nas redes sociais.

Até o momento, Milei não se manifestou sobre as acusações, assim como os produtores de *The West Wing*.

Mundo