Possíveis sinais de ET no espaço são detectados, dizem cientistas
Os cientistas ainda precisam descartar as interferências humanas como fonte dos sinais
Um grupo de cientistas da China afirma que conseguiram detectar possíveis sinais de extraterrestres vindos do espaço utilizando o maior telescópio do mundo, o Sky Eye. No entanto, os pesquisadores informaram que precisam descartar as interferências humanas como fonte dos sinais. Com informações da Socientifica.
VEJA MAIS
O jornal oficial do Ministério da Tecnologia da China, Science and Technology Daily, alegou que, na terça-feira (14), uma equipe de pesquisadores da Universidade Normal de Pequim identificou dois grupos de sinais “suspeitos” em 2020 e outro neste ano.
O professor Zhang Tongjie contou que os sinais não eram provas concretas de vida extraterrestre. O pesquisador, que também é cientista chefe do Grupo de Pesquisa de Civilização Extraterrestre da China, já recebeu o apelido de “o maior caçador de extraterrestres da China”, afirma o USA Today.
“A possibilidade de que o sinal suspeito seja algum tipo de interferência de rádio também é muito alta, e precisa ser confirmada e descartada. Este pode ser um processo longo”, declarou Zhang.
A detecção foi feita na província de Guizhou e apontou “vários casos de possíveis traços tecnológicos e civilizações extraterrestres de fora da Terra”. Zhang também disse que o telescópio encontrou múltiplos e únicos sinais eletromagnéticos de banda estreita. O equipamento, conhecido como FAST (rápido), escaneia o céu em busca de certos sinais que poderiam ser produzidos artificialmente.
O dispositivo sensível consegue escolher os sinais de rádio de banda estreita a partir de outros ruídos de fundo no espaço profundo. Zhang disse que sua equipe planeja usar o FAST para explorar os sinais mais a fundo para tentar determinar sua origem.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA