PIB recua novamente nos EUA e país entra em recessão técnica
Americanos também enfrentam alta de juros para combater níveis recordes de inflação
O Escritório de Análises Econômicas (BEA, em inglês), órgão do Departamento do Comércio dos Estados Unidos, anunciaram mais um recuo do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos, dessa vez de 0,9%, registrado no 2º trimestre de 2022. Esse resultado contrariou a expectativa do mercado, que projetava um crescimento de 0,5%. No primeiro trimestre, já foi registrada queda de 1,6%, a primeira desde março de 2020, quando foi decretada a pandemia de covid-19. As informações são dos portais CNN e UOL.
Com a queda de bens e serviços produzidos pelo segundo trimestre seguido, os temores por uma recessão na economia norte-americana aumentaram. Para o mercado, o país entra na chamada recessão técnica, mas o governo de Joe Biden rejeita uma recessão no momento atual, considerando outros dados econômicos.
VEJA MAIS
A recessão já era aguardada conforme os Estados Unidos enfrentam a maior inflação em mais de 40 anos e o consequente ciclo de alta de juros pelo Federal Reserve para contê-la. De acordo com o Departamento do Comércio dos EUA, o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu à taxa anualizada de 7,1% entre abril e junho, replicando desempenho do primeiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 4,4% no mesmo intervalo, após alta de 5,2% no trimestre anterior.
O banco central americano, conhecido pela sigla Fed, voltou a anunciar um aumento na taxa de juros, 0,75 ponto percentual, na terça-feira (27). Esta foi a quarta alta e a tendência proposta pelo Comitê é a de que nas próximas reuniões a taxa deve aumentar ainda mais.
Para o Departamento do Comércio o recuo do PIB reflete a queda nos investimentos das empresas e nas compras de casas pelas famílias. Além disso, o governo federal, os estados e as administrações locais contiveram suas despesas. Já o consumo vem se mantendo graças aos gastos no setor de serviços que, no entanto, teve que aumentar seus preços devido à inflação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA