Peru decreta alerta epidemiológico após aumento de 168% nas mortes por dengue
A incidência mais alta é registrada em Piura e Madre de Dios, com 175 pessoas afetadas a cada 100.000 habitantes.
Neste ano de 2022, o Peru registrou 58.117 casos de dengue, 88% a mais do que no mesmo período de 2021. Também até este mês, o número de mortes provocadas pela doença chega a 75, um aumento de 168% em comparação aos 28 óbitos reportados no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Diante deste crescimento na quantidade de casos e óbitos por dengue, o país decretou alerta epidemiológico nacional neste sábado (24/9). As informações são do Correio Braziliense.
De acordo com um boletim do Ministério da Saúde, a medida foi formulada "diante do aumento dos casos e da ocorrência de surtos de dengue no país". Centros de saúde públicos e privados já foram notificados.
VEJA MAIS
"O mosquito transmissor Aedes aegypti está espalhado por 22 regiões (departamentos), 94 províncias e 528 distritos do país", detalhou o documento do Ministério da Saúde.
Os departamentos mais afetados são Piura, Loreto, San Martín, Junín, Cajamarca, Ucayali, Cusco, Amazonas, Huánuco e Madre de Dios, quase todos localizados em áreas de selva no norte, centro e sul do Peru. A incidência mais alta é registrada em Piura e Madre de Dios, com 175 pessoas afetadas a cada 100.000 habitantes.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA