Pelo menos 78 imigrantes morrem afogados em naufrágio na Grécia

O naufrágio é considerado um dos mais letais da Europa neste ano

Gabriel Bentes
fonte

Na manhã desta quarta-feira (14), em Pilos, na costa da Grécia, pelo menos 78 imigrantes morreram afogados após a embarcação onde estavam naufragar. A Guarda Costeira grega disse que o número deve aumentar, pois ainda não se sabe quantas pesssoas estavam a bordo. Indícios apontam que o navio saiu da de Tobruk, na Líbia, com destino à Itália. Conforme a Guarda, nenhum dos resgatados utilizavam equipamentos de segurança. O incidente é considerado um dos mais letais da Europa neste ano.

De acordo com as autoridades, até o meio-dia 104 pessoas foram resgatadas com vida. A Guarda Costeira estima que cerca de 400 a 450 pessoas estavam a bordo. Ou seja, mais de 300 pessoas estão desaparecidas. A Alarm Phone - organização indepentende que auxilia pessoas a atravessarem o Mar Mediterrâneo -, por sua vez, disse acreditar que cerca de 750 pessoas estavam no navio, que mede de 20 a 30 metros de comprimento. Caso confirmada a última estimativa, o número de mortos duplica.

image Pelo menos 55 migrantes morrem em naufrágio na Líbia, diz ONU
Agência de migrações afirmou que apenas cinco pessoas foram resgatas com vida

image Naufrágio perto da cidade italiana de Crotone deixa ao menos 59 migrantes mortos
Ministério do Interior afirma que quase 14 mil migrantes entraram na Itália desde o início do ano

Mais de 150 imigrantes se afogam no Mar Mediterrâneo
Maioria dos passageiros era da África Ocidental; três pessoas são resgatadas

Em relatórios iniciais, a Organização Internacional para Migração da ONU disse em um tweet que 400 pessoas estavam no barco. Por outro lado, autoridades gregas disseram que está muito cedo para promover especulações. "Tememos que o número de mortos aumente", disse uma autoridade do ministério de navegação que falou sob condição de anonimato.

O naufrágio é considerado um dos mais letais da Europa neste ano. Em fevereiro, 96 pessoas morreram quando a embarcação de madeira onde estavam colidiu contra grandes rochas na costa da Calábria, na Itália, durante uma tempestade.

Resgate

A princípio, os sobreviventes foram resgatados por um iate registrado nas ilhas Cayman. Posteriormente, seis embarcações da Guarda Costeira, uma fragata da Marinha, um transporte militar e um helicóptero da Aeronáutica foram mobilizados para o resgate. Embarcações particulares também participaram das buscas pelos imigrantes.

Rota de imigração e refúgio

A Grécia, especificamente o Mar Mediterrâneo, é uma das principais rotas utilizada por imigrantes e refugiados de guerras do Oriente Médio, Ásia e África para adentrarem na Europa. Essas pessoas abandonam seus países e partem para outro em busca de melhores condições de vida.

(*Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão do editor web de Oliberal.com, Felipe Saraiva)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO