Papa manifesta 'imensa tristeza' com foto de imigrantes afogados
Pai e filha de menos de dois anos tentavam atravessar rio na fronteira do México com EUA
O papa Francisco manifestou grande tristeza em ver uma foto de um homem de El Salvador e de sua filha de pouco menos de 2 anos mortos, de bruços, no Rio Grande, depois de tentarem atravessar o rio na fronteira do México com os Estados Unidos, disse o Vaticano nesta quarta-feira.
Leia mais:
Foto de pai e filha afogados simboliza drama e desespero vivido por imigrantes
A foto de Óscar Alberto Martínez Ramírez e de sua filha Valeria se tornou viral nas redes sociais nos EUA e gerou renovado debate sobre a difícil situação de refugiados e imigrantes oriundos da América Central.
"Com imensa tristeza, o Santo Padre viu as imagens do pai e de sua filha bebê que se afogaram no Rio Grande", disse o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti.
"O papa está profundamente entristecido com a morte deles e está rezando por eles e por todos os imigrantes que perderam suas vidas na tentativa de fugir da guerra e da miséria."
O jornal The New York Times classificou a foto como "retrato do desespero" e disse que a imagem pode galvanizar atenção similar à obtida pela foto do menino sírio refugiado Alan Kurdi, que se afogou no Mediterrâneo e cujo corpo foi levado a uma praia turca em 2015.
O jornal do Vaticano L'Osservatore Romano colocou a foto em sua primeira página.
Francisco, que nasceu na Argentina depois de sua família emigrar da Itália, tem feito da defesa dos imigrantes e refugiados um pilar de seu pontificado e tem constantemente entrado em confronto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por causa de sua política de imigração.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA