Papa Francisco exalta o amor e critica violência contra a mulher na primeira mensagem do ano em 2024

Após Oração do Ângelus, pontífice aborda tema do amor, contrapondo-se a formas de posse e abuso

O Liberal

Nesta segunda-feira, 1º de janeiro, durante a oração do primeiro Ângelus de 2024, o Papa Francisco destacou a vitalidade do amor e sua oposição a qualquer forma de posse ou abuso. Diante de mais de sete mil fiéis na Praça de São Pedro, o pontífice enfatizou que "o amor nunca sufoca, dá espaço ao outro e permite que cresça".

VEJA MAIS

image Fernanda Montenegro se encontra com Papa Francisco e web reage: ‘Recebeu a benção de Nossa Senhora'
A atriz e a filha, Fernanda Torres, participam da Missa do Galo, no Vaticano, no Dia do Natal

image Papa Francisco lamenta guerra e critica indústria de armas
Em seu discurso, o líder da igreja católica pediu que nações em conflito viabilizem um diálogo sincero para tentar colocar fim às guerras

image Angelus: Papa Francisco reitera solidariedade da Igreja Católica com as vítimas das guerras
Durante a oração do Angelus neste domingo (24), o líder de Igreja Católica pediu aos fiéis para não se esquecerem de rezar por ele e desejou a todos um Feliz Natal

A mensagem do Ângelus foi dedicada às mulheres e mães, lembrando que o amor deve respeitar a dignidade do outro, proporcionando liberdade de expressão e repudiando formas de posse, abuso e violência. “É bom que o ano se abra com a invocação d’Ela; é bom que o povo fiel proclame com alegria a Santa Mãe de Deus”, abriu o pontífice.  

“O amor é feito de respeito e gentileza. [...] Dessa maneira, derruba as barreiras e ajuda a viver relações fraternais, a construir sociedades mais justas e humanas, mais pacíficas”, prosseguiu o Papa. 

Na primeira missa do ano, realizada anteriormente na Basílica do Vaticano, o Papa abordou o mesmo tema, declarando que "quem fere uma mulher, profana Deus". A mensagem reforça a ênfase do pontífice na importância de relações baseadas no amor, respeito e justiça.

“[O amor] sabe dar espaço ao outro, respeitando sua dignidade, permitindo-lhe a liberdade de se expressar, rejeitando toda forma de posse, abuso e violência”, reforçou Francisco.

Os termos “mãe” e “mulher” foram o cerne da reflexão do líder da igreja católica, que destacou que a maternidade de Maria é o caminho para encontrar a ternura paterna de Deus, o caminho mais próximo, mais direto e mais fácil.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO