OMS alerta para possibilidade de surgimento de novos surtos mais mortais que covid-19

Organização Mundial da Saúde lançou uma rede global para prevenir doenças

O Liberal
fonte

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que ainda existe a possibilidade de surgimento de novos surtos, até mais mortais que a covid-19“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”,  declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, na segunda-feira (22), durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS)

Dois dias antes, a Organização lançou uma rede global para prevenir doenças, denominada Rede Internacional de Vigilância de Patógeno, que busca melhorar sistemas de coleta de amostras, usando dados que possam contribuir para políticas públicas, facilitar o processo de decisão por gestores, além de compartilhar informações de maneira mais ampla entre a comunidade científica.

VEJA MAIS

image OMS lança diretriz para que adoçantes sem açúcar não sejam utilizados no controle de peso
Segundo a organização, o uso prolongado pode provocar sérios efeitos, como um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2

image OMS declara fim da emergência de saúde global da Mpox
A vacina contra a doença foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde agosto do ano passado

image Ministra da Saúde celebra o fim da emergência de saúde e reforça a importância da vacinação covid
No pronunciamento deste domingo, 7, Nísia Trindade agradeceu ainda pelo trabalho daqueles que atuaram na linha de frente de combate à doença

De acordo com a OMS, a nova rede utiliza como base de dados informações genômicas de agentes causadores de doenças, a partir da análise do código genético de vírus, bactérias e outros microrganismos. O objetivo é compreender melhor características das infecções, como sintomas, transmissão e riscos para a saúde. Dessa forma, os países poderão detectar e responder a ameaças de doenças antes que elas se tornem epidemias ou pandemias.

“O objetivo dessa nova rede é ambicioso, mas também pode desempenhar um papel vital na segurança da saúde: dar a todos os países acesso ao sequenciamento e análise genômica de patógenos como parte de seu sistema de saúde pública”, disse o diretor-geral da OMS.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO