Nicolás Maduro toma posse para 3º mandato no governo da Venezuela
Organizações e lideres internacionais alegam fraude nas eleições realizadas em julho de 2024
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, do Partido Socialista Unido da Venezuela, foi empossado para seu terceiro mandato nesta sexta-feira (10/1).
O líder chavista assume a presidência sem o reconhecimento de vários países e organizações internacionais, que alegam irregularidades nas eleições de julho de 2024.
VEJA MAIS
A cerimônia foi realizada na Assembleia Nacional da Venezuela, em Caracas. Durante o discurso de posse, Maduro prometeu um “novo período presidencial com paz, prosperidade, igualdade e nova democracia”.
“Eu disse que haveria paz, e há paz. E haverá paz. Somos guerreiros da história, e garantiremos a paz e a soberania nacional para sempre”, destacou.
Maduro também defendeu que a Venezuela é um país democrático e constitucional.
“Sempre cumprimos a Constituição porque a escrevemos com o povo. Esses 6 anos representam uma síntese da resistência de 500 anos contra todos os imperialismos. Se algo caracteriza a Venezuela é a história de resistência heroica”, afirmou.
Poucos chefes de estado compareceram à cerimônia. Os presidentes de Nicarágua e Cuba, Daniel Ortega (Frente Sandinista de Libertação Nacional, esquerda) e Miguel Díaz-Canel (Partido Comunista de Cuba, esquerda), foram alguns. Outros países, como China e Rússia, enviaram representantes de seus respectivos governos.
A embaixadora do Brasil em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira, foi delegada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para representar o país.
*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Emilly Melo, Repórter do Núcleo de Política e Economia)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA