CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Navios de guerra russos fazem visita de rotina a Cuba

O navio de patrulha Neustrahimiy, o navio de treinamento Smolniy, e os navios de apoio - todos da Frota do Báltico - estão programados para partir na terça-feira

Nelson Acosta / Reuters

HAVANA (Reuters) - Moradores de Havana assistiram à chegada de navios de guerra russos pela segunda vez em poucos meses, em uma visita que as Forças Armadas Revolucionárias Cubanas chamaram de rotineira.

Autoridades cubanas dispararam tiros para o ar, sinalizando as boas-vindas, enquanto pescadores curiosos observavam o passeio marítimo de Havana e os navios avançavam pela baía. Moradores russos estavam entre os poucos que acordaram cedo para ver a chegada da frota.

O navio de patrulha Neustrahimiy, o navio de treinamento Smolniy, e os navios de apoio - todos da Frota do Báltico - estão programados para partir na terça-feira.

VEJA MAIS 

image Navio com milho do Brasil é atacado pelos rebeldes houthis do Iêmen
Navio graneleiro Star Iris, de bandeira das Ilhas Marshall e operado pela Grécia, tinha como destino um porto no Irã

image Ucrânia afirma ter destruído navio de guerra da Rússia na Crimeia
Departamento de Inteligência Militar ucraniano afirmou que conseguiu abrir um buraco no lado esquerdo do navio russo, que 'começou a afundar'

Em junho, um submarino nuclear russo, uma fragata e navios de apoio exercitaram os músculos de Moscou no porto de Havana, a menos de 160 quilômetros da Flórida.

“Os movimentos da Rússia no Atlântico não representam nenhuma ameaça direta ou preocupação para os Estados Unidos”, disse um porta-voz do Comando Norte dos Estados Unidos, acrescentando que o comando monitorou todas as abordagens à América do Norte.

As tensões entre os Estados Unidos e a Rússia aumentaram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, e a atividade naval russa – embora rotineira no Atlântico – aumentou devido ao apoio dos EUA à Ucrânia, dizem autoridades norte-americanas.

Simultaneamente, as relações entre a Rússia e Cuba, aliados da Guerra Fria, melhoraram significativamente à medida que o país governado pelos comunistas luta contra uma crise econômica que acusa ser devido principalmente às sanções dos EUA.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO