Nasa avisa que Estação Espacial Internacional (ISS) cairá na Terra

Porém, a queda se dará no ponto mais distante da costa do planeta, conhecido como cemitério de naves especiais

O Liberal
fonte

A Estação Especial Internacional (ISS), na sigla em Inglês, cairá na terra no início de 2031. Segundo a Nasa, ela será lançada no Oceano Pacífico, em uma área conhecida como Ponto Nemo, o ponto mais distante da costa do nosso planeta, também conhecido como “cemitério de naves espaciais”. As informações são do G1 Nacional.

Outros satélites antigos e detritos espaciais já caíram nesse ponto, incluindo a estação espacial russa Mir em 2001.

De acordo com a Nasa, a ISS - um projeto conjunto envolvendo cinco agências espaciais - continuará funcionando até 2030. Ela está em órbita desde 1998 e tem sido continuamente ocupada por astronautas desde 2000. Mais de 3 mil projetos de pesquisa foram realizados em seu laboratório de microgravidade. No entanto, a estação só tem aprovação para funcionar até 2024 e qualquer prorrogação deve ser acordada por todos os membros.

No futuro, as atividades espaciais próximas à Terra serão lideradas pelo setor comercial.

VEJA MAIS

image Explosão de meteoro ocasionou clarão nos céus do Pará; veja as imagens
Câmeras do portal Clima Tempo flagram o fenômeno que ocorreu na noite do último domingo (26)

image Clarão avistado no céu de municípios paraenses é meteoro, dizem especialistas da Bramon
Luz esverdeada foi vista em municípios como Uruará, Marabá, Gurupá e Porto de Moz. A Rede Brasileira de Monitoramento pede que quem tiver mais imagens que enviem para análise

image Câmeras registram passagem de meteoro em três estados brasileiros
Um fenômeno parecido foi registrado em dezembro, no Pará

"O setor privado é técnica e financeiramente capaz de desenvolver e operar destinos comerciais na órbita terrestre baixa, com a assistência da Nasa", disse Phil McAlister, diretor de espaço comercial da Nasa.

De acordo com a Nasa, haverá uma economia de US$ 1,3 bilhão ao fazer a transição para o setor privado das atividades na órbita terrestre baixa, dinheiro que pode ser gasto na exploração do espaço profundo. A economia é esperada porque a Nasa pagará apenas pelos serviços de que precisa, em vez de pela manutenção e operação da ISS.

Em 2020, a Nasa concedeu um contrato à empresa Axiom Space, com sede no Texas, para construir pelo menos um módulo habitável a ser conectado à ISS. Também concedeu financiamento a três empresas para desenvolver projetos para estações espaciais e outros destinos comerciais em órbita. A expectativa é de que esses novos projetos estejam em operação pelo menos parcialmente antes de a ISS ser aposentada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO