Mulher passa por cirurgia na vagina para remover pedra do tamanho de uma laranja
Os médicos identificaram sintomas como febre, calafrios, dores abdominais e vômitos alguns dias antes da mulher ser levada ao pronto-socorro
Uma mulher de 27 anos passou por uma intervenção médica extraordinária no início de outubro, no Líbano, para remover uma pedra do tamanho de uma laranja da vagina. O caso foi classificado pelos profissionais de saúde como "incrivelmente raro" e detalhado em um estudo publicado neste mês na revista Urology Case Reports.
A paciente, que está acamada e sofre de paralisia cerebral, tinha a pedra vaginal há anos. Elas podem se formar de duas maneiras distintas: pelo acúmulo de urina, que leva à cristalização do líquido, ou por meio de uma infecção bacteriana que pode causar urina. No caso da paciente, que tinha histórico de incontinência urinária, não havia evidências de infecção, sendo o acúmulo a causa da formação dos cálculos.
Os médicos identificaram sintomas como febre, calafrios, dores abdominais e vômitos alguns dias antes da mulher ser levada ao pronto-socorro. Uma tomografia realizada no local revelou a magnitude do problema: o material era tão grande que pressionava a bexiga do paciente, agravando ainda mais a perda de urina.
VEJA MAIS
Para a remoção da pedra, os médicos empregaram lasers e ondas de choque de ultrassom por meio de um dispositivo abdominal. O procedimento, que durou três horas, incluiu o uso de pinças para extrair os fragmentos. Após a operação bem-sucedida, a mulher recebeu alta e foi medicada com antibióticos. As imagens do caso impressionante foram documentadas e revelam a complexidade da intervenção médica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA