Minilua deve entrar na órbita da Terra em outubro
Corpo celeste deve ser um asteroide, mas cientistas não descartam que possa ser criado pelos seres humanos
Um corpo celeste, provavelmente um asteroide, vai se aproximar da Terra em outubro e vai funcionar como uma espécie de minilua. A Lua ganha às vezes ganha a companhia de pequenos asteroides que são atraídos pela órbita terrestre.
Confira a órbita estimada em postagem do professor de física e astrônomo amador Tony Dunn. Ele comenta que o caminho do corpo celeste é “altamente caótico, então esteja preparado para muitas revisões, conforme novas observações surgirem”:
Asteroid 2020 SO may get captured by Earth from Oct 2020 - May 2021. Current nominal trajectory shows shows capture through L2, and escape through L1. Highly-chaotic path, so be prepared for lots of revisions as new observations come in. @renerpho @nrco0e https://t.co/h4JaG2rHEd pic.twitter.com/RfUaeLtEWq
— Tony Dunn (@tony873004) September 20, 2020
Mas o corpo que se aproxima agora da Terra pode ser diferente. Por enquanto, os cientistas acreditam que o chamado 2020 SO seja um asteroide Apollo, que integra uma classe que vez por se aproxima da Terra. Mas há a possibilidade de ser um objeto criado pelo ser humano.
Esse corpo celeste chamados de minilua deve se aproximar em outubro e ficar em órbita até maio do ano que vem.
Lixo espacial
A desconfiança de que o 2020 SO seja lixo espacial se dá por sua velocidade ser muito mais baixa em relação a outros asteroides Apollo. Cientistas estimam que se for lixo espacial, deve ser o estágio Centauro descartado de um foguete em 1966 na missão fracassada que lançou o módulo lunar Surveyor 2. Isso porque o tamanho estimado, entre 6,4 metros e 14 metros, assemelha-se ao do foguete de 12,68 metros de comprimento.
Cientistas garantem que não há risco de o objeto entrar na atmosfera terrestre, pois a menor distância do nosso planeta será de 50 mil quilômetros.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA