Milei envia carta a países do Brics informando que Argentina desistiu de entrar no bloco

Segundo o presidente argentino, as atuais diretrizes da política externa diferem das estabelecidas pelo governo do ex-presidente Alberto Fernández

O Liberal
fonte

O presidente Javier Milei enviou uma carta ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e demais líder dos países membros do Brics comunicando oficialmente que a Argentina desistiu de entrar no grupo, formando ainda por Rússia, Índia, China e África do Sul. No documento, ele argumenta que as diretrizes da política externa diferem “em muitos aspectos” daquelas estabelecidas pelo governo do ex-presidente peronista Alberto Fernández.

VEJA MAIS

image Quadro que vale R$ 1,5 milhão é descoberto em casa humilde de idosa
A obra de arte pertencia a uma senhora italiana de 90 anos e foi vendida por mais de R$ 1,5 milhão

image Brics não mudará o nome da sigla após entrada de novos membros
Anúncio da entrada dos novos membros no Brics foi feito nessa quinta-feira (24). Bloco econômico continuará com o mesmo nome.

Segundo Milei, algumas decisões tomadas pela gestão anterior "serão revisadas", entre elas a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país nos Brics. “Sobre esse ponto, gostaria de informar que não se considera oportuna a incorporação da Argentina como membro pleno a partir de 1º de janeiro de 2024”, diz o presidente argentino no ofício. 

“Sem prejuízo disso, devo destacar o compromisso do meu governo com a intensificação dos laços bilaterais com seu país, em particular com o aumento dos fluxos de comércio e de investimentos”, continua Milei, na carta. 

image Cúpula do Brics confirma ampliação do bloco e convida seis países para se tornarem membros
Esses países convidados terão de cumprir com algumas condições para participar do grupo a partir de 1º de janeiro de 2024

image Lula destaca oportunidades de investimento no Novo PAC para países do brics
Presidente defende também a utilização de uma moeda alternativa ao dólar para as transações comerciais entre os países-membro

Durante a cúpula do bloco, em agosto, foi aprovada a entrada de outros cinco países no Brics: Argentina, Árabia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Irã. Porém, na campanha presidencial, Milei e sua equipe já haviam sinalizado que não dariam continuidade à entrada da Argentina no grupo. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO