Marinha indiana resgata tripulação de navio com minério do Brasil após tentativa de sequestro
Cargueiro de bandeira liberiana transportava minério de ferro do Brasil quando foi abordado no mar da Arábia
A Marinha da Índia realizou com sucesso nesta sexta-feira (5) o resgate da tripulação do MV Lila Norfolk, um navio cargueiro de bandeira liberiana que transportava minério de ferro do Brasil. O incidente ocorreu após uma tentativa de sequestro no Mar da Arábia, registrada na quinta-feira (4).
A rápida ação da Marinha indiana se deu menos de 24 horas após receber um alerta sobre o sequestro do MV Lila Norfolk, localizado a cerca de 460 milhas náuticas (850 km) da Somália. O navio de guerra interceptou o graneleiro e garantiu a segurança da tripulação, que havia se refugiado na cidadela do navio, um espaço equipado com meios de comunicação e suprimentos, utilizado em casos de pirataria.
VEJA MAIS
Todos os 21 tripulantes a bordo, incluindo 15 indianos, foram resgatados, e um navio de guerra auxiliou na restauração da energia para permitir que o MV Lila Norfolk retomasse sua viagem.
Navio partiu de porto do Rio de Janeiro
O MV Lila Norfolk, com capacidade para 170 mil toneladas, transporta minério de ferro. Embora o proprietário da carga ainda não esteja claro, dados do terminal da LSEG indicam que o navio partiu do porto de Açu, no norte do Rio de Janeiro, com destino a Khalifa bin Salman, no Bahrein, conforme informado pela empresa britânica de segurança marítima Ambrey. A Anglo American, empresa exportadora de minério de ferro pelo porto, ainda não se pronunciou sobre o assunto.
A Marinha Indiana destacou que a tentativa de sequestro foi provavelmente abortada devido à intervenção eficaz da Marinha indiana, incluindo aeronaves de patrulha marítima e interceptação por um navio de guerra.
A região do Mar da Arábia tem enfrentado um aumento nos ataques, levando a Marinha indiana a intensificar sua vigilância na área. O sequestro e as tentativas de sequestro de navios comerciais no Golfo de Áden e no Mar da Arábia recomeçaram em dezembro, após seis anos de relativa tranquilidade.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA