Mais de 30 migrantes que seguiam para a fronteira dos EUA são sequestrados no México
Ônibus em que eles estavam foi interceptado por cinco veículos conduzidos por homens armados, segundo relato do motorista às autoridades de segurança da região
Migrantes que viajavam de ônibus no norte do México em direção a uma cidade na fronteira com os Estados Unidos foram sequestrados no último sábado (30), segundo informações divulgadas pelas autoridades locais, na terça-feira (2). Jorge Cuéllar, porta-voz de segurança do estado fronteiriço de Tamaulipas, afirmou à Milenio TV, com base em relato do motorista de um ônibus do Grupo Senda, que o veículo foi interceptado por cinco carros conduzidos por homens armados, que levaram 31 dos 36 passageiros. Os sequestrados são estrangeiros. Os cinco passageiros que não foram levados são de nacionalidade mexicana. Eles e os motoristas foram escoltados até Matamoros.
VEJA MAIS
Em uma rede social, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, informou que quatro dos sequestrados são colombianos. Segundo ele, a embaixada do país no México "está coordenando com o estado mexicano o resgate".
Já o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou aos jornalistas que a busca pelos migrantes começou no mesmo sábado e que a investigação já está em andamento.
O ônibus alvo dos sequestradores partiu de Monterrey, no estado vizinho de Nuevo León, em direção à cidade fronteiriça de Matamoros, Tamaulipas, de onde os migrantes tentam entrar nos Estados Unidos. Eles foram interceptados quando estavam na altura do município de Reynosa, outra cidade fronteiriça.
Com 686 mortos ou desaparecidos em 2022, de acordo com um relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) publicado em setembro, a fronteira entre os Estados Unidos e o México foi a "rota migratória terrestre mais perigosa do mundo" naquele ano.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA