Macron quer que França faça parte de bloco de países da Amazônia

Presidente francês defendeu que seu país passe a integrar a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), por causa da Guiana Francesa

O Liberal
fonte

O presidente Emmanuel Macron defende que a França passe a integrar a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), organização intergovernamental, formada por oito países da região: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, República da Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. ‘Declaro solenemente que a França é candidata a participar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e a desempenhar um papel pleno nela, com uma representação associando estreitamente a Guiana Francesa’’, disse Macron nesta segunda-feira (28), em Paris, durante um discurso aos embaixadores franceses.

VEJA MAIS

image Presidente francês Emmanuel Macron é presenteado com óculos de miriti
Presente foi entregue Palácio do Elysées, em Paris

image Reunião de Lula, Macron e líderes da situação e oposição venezuelana costura fim das sanções
Há diversos requisitos para que embargos sejam retirados, incluindo eleições com com acompanhamento de missões de observadores internacionais

Para ele, a França poderia aderir à organização por causa da Guiana Francesa ter território amazônico. ‘Isso (adesão à OTCA) é muito importante, e devemos desempenhar nosso papel diplomático por meio de nossos territórios ultramarinos. Portanto, eu realmente espero que o Brasil e todas as outras potências da região aceitem nossa candidatura e nos permitam participar desse formato’, continuou.

Em janeiro deste ano, o presidente Lula chegou a convidar Macron para participar da Cúpula da Amazônia, realizada em agosto, em Belém, e que reuniu líderes dos países da OCTA. Porém, o presidente francês não compareceu.

No seu discurso desta segunda-feira, Macron declarou que gostaria de ter comparecido à Cúpula ‘para ser o único chefe de Estado europeu, ao lado de embaixadores europeus, para explicar como financiamos a Amazônia’. 

image Lula chega à França; cúpula econômica e agendas com Macron estão previstas
O primeiro compromisso do mandatário em território francês é um almoço com a ex-presidente Dilma Rousseff

image Emmanuel Macron bebe cerveja em um gole e gera polêmica na França; vídeo
O presidente foi flagrado no vestiário do clube de rúgbi, Toulouse, em comemoração pelo título da liga nacional

Adesão à OTCA

Em princípio, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica não é aberta a adesões, por entender que seus oito membros já cobrem o território da floresta. Com as declarações de Macron, o assunto pode fazer parte da agenda da reunião de chanceleres dos países membros, marcada para novembro em Brasília. Um convite para a França ser observadora na OCTA chegou a ser apresentado no ano passado, mas alguns países se opuseram à iniciativa. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO