Macron pede para Europa 'acordar' e gastar mais em Defesa, após posse de Trump

Trump criticou o custo da guerra na Ucrânia para os contribuintes dos Estados Unidos

Agência Estado
fonte

O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou a Europa para "acordar" e gastar mais com Defesa, com o objetivo de reduzir a dependência dos Estados Unidos, durante discurso para militares franceses na segunda-feira, 20.

Macron se referiu às esperadas mudanças na política externa de Washington, especialmente em relação à guerra na Ucrânia, com a posse de Donald Trump, dizendo que trata-se de uma "oportunidade para um despertar estratégico europeu". "O que faremos na Europa amanhã se nosso aliado americano retirar seus navios de guerra do Mediterrâneo? Se enviarem seus caças do Atlântico para o Pacífico?", questionou o líder francês.

VEJA MAIS

image Trump assina decreto que extingue cidadania para bebês de pais que estejam ilegalmente no EUA
Cidadania por direito de nascença é protegida pela 14ª Emenda; medida passa a valer para bebês que nasceram nos EUA 30 dias após a assinatura da ordem

image Líderes de todo o mundo felicitam Trump, que tomou posse como presidente dos EUA, pela segunda vez
Confira as principais reações à posse do presidente norte-americano

Trump criticou o custo da guerra na Ucrânia para os contribuintes dos Estados Unidos por meio de grandes pacotes de ajuda militar e deixou claro que quer transferir mais do ônus fiscal para a Europa.

Para Macron, a França e a Europa precisam se adaptar às ameaças e aos interesses de mudança. "Quem poderia imaginar há um ano que a Groenlândia estaria no centro dos debates políticos e estratégicos? É assim que é", disse. Fonte: Associated Press.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO