Live em Marte: Agência Espacial Europeia faz transmissão inédita do planeta vermelho; vídeo
Os cientistas da ESA comemoraram o sucesso da live, que foi considerada uma empreitada especial
A Agência Espacial Europeia (ESA) realizou, nesta sexta-feira (2), uma transmissão especial de Marte. Embora as imagens do Planeta Vermelho tenham demorado cerca de 17 minutos para chegar à Terra, a transmissão foi considerada uma espécie de "live". Esse foi considerado um marco histórico das pesquisas espaciais.
O evento iniciou às 13h (horário de Brasília). A ESA enfrentou breves problemas técnicos devido às condições climáticas desfavoráveis próximas à Madri, na Espanha, onde um dos receptores da agência está localizado. Houve uma interrupção temporária das atualizações das imagens, mas o problema foi prontamente resolvido.
VEJA MAIS
As imagens transmitidas tinham qualidade razoavelmente baixa, devido ao uso de uma câmera de observação antiga, que originalmente foi projetada para fins de engenharia em uma distância considerável da Terra. O gerente de operações de veículos espaciais da ESA, James Godfrey, explicou que essa transmissão inédita representou um desafio técnico significativo.
Os cientistas da ESA comemoraram o sucesso dessa empreitada especial, que ocorreu em comemoração pelo 20º aniversário da missão não tripulada Mars Express, da ESA, responsável pelo estudo da atmosfera e da superfície do planeta vermelho desde 2003.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA