Lente de contato inteligente mede glicose

Além de melhorar a visão, monitora doenças, incluindo diabetes e derrames

Redação Integrada com informações do Daily Mail
fonte

Além de melhorar sua visão, um novo design de lentes de contato inteligentes pode monitorar condições como diabetes, doenças cardíacas e derrame, apontou um novo estudo.

Pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e China desenvolveram a lente, que apresenta uma camada de sensor de malha que pode medir os níveis de luz, temperatura e até glicose nas lágrimas.

Este último tem uso além do monitoramento de diabetes, disse a equipe, com complicações de derrame e doenças cardíacas intimamente relacionadas a distúrbios de regulação da glicose no sangue.

O projeto, segundo a equipe, não prejudica a visão do usuário ou a capacidade de piscar e pode ser adaptado no futuro para facilitar também os testes de função retiniana.

As lentes podem até receber módulos de energia e antenas, permitindo que as lentes transmitam dados sem fio a um computador para análise.

“A pandemia covid-19 teve um enorme impacto em toda a comunidade científica”, disse ao Times o autor do artigo e especialista em bioeletrônica Yunlong Zhao, do Instituto de Tecnologia Avançada da Universidade de Surrey.

“Muitos de nós”, acrescentou ele, “perguntamos como nosso trabalho poderia ajudar aqueles que sofrem de emergências médicas futuras semelhantes. Estamos confiantes de que os dispositivos que utilizam nosso sistema de camada de sensor podem ser usados ​​como uma forma não invasiva para ajudar a monitorar e diagnosticar a saúde das pessoas”.

“Nossa camada de sensor ultrafina é diferente das lentes de contato inteligentes convencionais”, disse ao Times o autor do artigo e engenheiro Shiqi Guo, da Universidade de Harvard.

Esses designs de lentes normalmente apresentam “sensores rígidos ou volumosos e chips de circuito que são imprensados ​​entre duas camadas de lentes de contato e fazem contato com fluidos lacrimais por meio de canais de detecção microfluídicos”.

No novo design de lente, no entanto, a malha do sensor em serpentina entra em contato diretamente com os rasgos - vem com “fácil montagem, alta sensibilidade de detecção, boa biocompatibilidade e robustez mecânica”, acrescentou o Dr. Guo.

"Além disso, não interfere nem no piscar nem na visão", disse ele.

Avanço

A lente é um dos vários esforços para desenvolver uma lente de contato inteligente - seja para monitorar os níveis de glicose no sangue ou vir na forma de um robô macio que pode permitir que o usuário dê um zoom piscando.

Um design - da start up Mojo Vision, com sede na Califórnia e com um processador construído no Reino Unido - apresenta uma minúscula tela de LED que contém 300 pixels em meio milímetro quadrado que pode mostrar o conteúdo transmitido para o usuário de seu telefone.

“Temos que construir algo que mostre informações que não distraiam, ajudem, vão embora quando você não precisa e fica fora quando você não quer”, disse o chefe de produto da Mojo, Steve Sinclair, ao Times .

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO