MENU

BUSCA

Kamala supera Trump por 44% a 42% em disputa presidencial, mostra pesquisa Reuters/Ipsos

Levantamento foi feito após a desistência de Joe Biden da corrida eleitoral

Jason Lange/Reuters

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, abriu uma vantagem marginal de 2 pontos percentuais sobre o candidato republicano Donald Trump depois que o presidente Joe Biden desistiu de sua candidatura à reeleição e declarou seu apoio a ela, mostrou uma pesquisa Reuters/Ipsos.

A pesquisa, realizada entre segunda e terça-feira, ocorreu após a Convenção Nacional Republicana, onde Trump aceitou formalmente na quinta-feira a indicação de seu partido, e o anúncio de Biden, no domingo, de que abandonaria a disputa e apoiaria Kamala.

Kamala, cuja campanha diz ter garantido os delegados necessários para a nomeação democrata, supera Trump por 44% a 42% na pesquisa nacional, uma diferença dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.

Kamala e Trump estavam empatados em 44% em uma pesquisa de 15 e 16 de julho, e Trump liderava por 1 ponto percentual em uma pesquisa de 1 e 2 de julho, ambas dentro da mesma margem de erro.

Embora as pesquisas nacionais forneçam sinais importantes do apoio dos norte-americanos aos candidatos, apenas alguns Estados decisivos normalmente inclinam a balança no Colégio Eleitoral, que, em última análise, decide quem vence uma eleição presidencial.

A pesquisa mostrou que 56% dos eleitores registrados concordaram com uma declaração de que Kamala, de 59 anos, é "mentalmente afiada e capaz de lidar com desafios", em comparação com 49% que disseram o mesmo de Trump, de 78 anos.

Apenas 22% dos eleitores avaliaram Biden dessa forma.

VEJA MAIS

Kamala Harris consegue delegados suficientes para ganhar indicação democrata
A vice de Biden já ultrapassou significativamente os 1.976 delegados prometidos necessários para conquistar a nomeação na primeira votação

Michelle Obama pode ser candidata à presidência dos EUA? Entenda
A ex-primeira dama é popular no país, mas já expressou que não planeja ingressar na política

Candidato a vice de Trump diz que Kamala Harris é responsável por 'fracassos de Biden'
O senador J.D. Vance apontou Biden como "o pior presidente da minha vida" e acusou Kamala Harris de ter estado com ele em toda essa trajetória

Biden, de 81 anos, encerrou sua campanha de reeleição após um debate contra Trump no qual teve um desempenho ruim, gaguejando com frequência e não conseguindo responder agressivamente aos ataques de Trump, que incluíam falsidades.

Quando foi mostrada aos eleitores da pesquisa uma cédula hipotética que incluía o candidato independente Robert F. Kennedy Jr., Kamala ficou à frente de Trump por 42% a 38%, uma vantagem fora da margem de erro. Kennedy, escolhido por 8% dos eleitores na pesquisa, ainda não se qualificou para a cédula em muitos Estados antes da eleição de 5 de novembro.

A pesquisa, que foi realizada de forma online, entrevistou 1.241 adultos norte-americanos em todo o país, incluindo 1.018 eleitores registrados.

Mundo