Joe Biden diz na Polônia que ideia não é destruir a Rússia

Presidente norte-americano afirma que, um ano após início da guerra, Putin não tem dúvidas da força do Ocidente

O Liberal
fonte

Nesta terça-feira, 21, durante um discurso no Castelo de Varsóvia, na Polônia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia há um ano e afirmou que o líder russo, Vladimir Putin, não tem dúvidas da força dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Biden destacou que Putin esperava que a Otan se dividisse e acabasse, mas, ao invés disso, a organização está mais unida do que nunca.

Na segunda-feira, 20, Biden realizou uma visita surpresa à capital da Ucrânia, Kiev, onde pôde ver a força e a liberdade da cidade. "Um ano atrás o mundo estava esperando que Kiev caísse, mas eu estive lá agora, e posso dizer que a cidade continua forte e, mais importante, livre", afirmou o presidente norte-americano. Ele destacou que quando a Rússia invadiu a Ucrânia, todas as democracias foram testadas, mas agora ficou provado que houve união da democracia. "Putin achou que seria fácil e estava errado. A democracia é forte demais", reforçou Biden.

Biden fala dos esforços para Ocidente depender menos da Rússia

Biden também ressaltou os esforços dos EUA e da Europa para se tornarem menos dependentes do gás russo e disse que estão trabalhando juntos para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. Ele destacou a "força" da Ucrânia e das democracias que apoiaram o país e reforçou o apoio dos EUA à Ucrânia, dizendo que vão continuar a apoiar o país "de forma convicta". Na segunda-feira, Biden se encontrou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e afirmou que vão ficar firmes nesse propósito, não importa o que aconteça.

VEJA MAIS

image Putin suspende participação da Rússia em tratado de controle de armas nucleares com EUA
Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (conhecido como New Start ), está em vigor desde 2011

image Presidente da Rússia Vladimir Putin culpa ocidente por guerra na Ucrânia e faz novas ameaças
Declarações foram dadas durante discurso na manhã desta terça-feira (21)

image Presidente dos EUA Joe Biden faz visita surpresa à capital da Ucrânia
Viagem não anunciada ocorre um dia antes do presidente da Rússia, Vladimir Putin, fazer um grande discurso sobre a guerra, que completa um ano esta semana

Por fim, Biden negou o intuito sugerido antes pelo russo e disse que os EUA não querem destruir a Rússia nem atacar, emulando o tom do presidente francês, Emmanuel Macron, que no fim de semana defendeu a derrota do Kremlin na guerra, mas não a "mudança de regime".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO