Irã reconhece que forneceu drones à Rússia

Ucrânia acusa Rússia de usar cerca de 400 dones iranianos

O Liberal

Irã admitiu, neste sábado (5), ter fornecido drones à Rússia antes da invasão da Ucrânia no final de fevereiro, confirmando as acusações de Kiev contra Moscou do uso de drones iranianos para ataques contra civis e infraestruturas. As informações são do G1.

"Fornecemos à Rússia um número limitado de drones, meses antes da guerra na Ucrânia", declarou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, citado pela agência oficial Irna.

Esta é a primeira vez que Teerã reconhece a entrega de drones a Moscou, apesar das reiteradas acusações de Kiev e seus aliados ocidentais.

O chefe da diplomacia iraniana garantiu que está disposto a examinar qualquer "evidência" apresentada por Kiev do uso de drones iranianos no conflito.

A Ucrânia afirma que "cerca de 400 drones iranianos" já foram usados contra a população ucraniana e que Moscou encomendou cerca de 2.000.

Rússia e Irã iniciaram uma aproximação nos últimos meses, diante de uma Ucrânia amplamente apoiada pelos Estados Unidos e pela União Europeia, e enquanto a China se mantém afastada de qualquer envolvimento direto na guerra.

O Irã negou, porém, que tenha fornecido mísseis à Rússia, considerando essas acusações "completamente falsas".

Nos últimos dias, circularam na imprensa notícias de entregas suspeitas de mísseis terra-terra iranianos à Rússia.

Apesar das negações de Teerã nas últimas semanas, a UE e o Reino Unido anunciaram novas sanções contra três generais iranianos e uma empresa de armas "responsável por fornecer à Rússia drones suicidas" para bombardear a Ucrânia.

Em setembro, Kiev decidiu reduzir consideravelmente suas relações diplomáticas com Teerã.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO