Infecção pelo adenovírus 41F pode ser a causa da hepatite misteriosa em crianças; entenda
Ao menos 169 crianças de 0 a 16 anos já foram diagnosticadas com hepatite aguda em países da Europa e nos EUA e 75% delas testou positivo para adenovírus
As causas da hepatite aguda registrada em ao menos 169 crianças em países da Europa e nos Estados Unidos, com idades entre um mês e 16 anos, ainda estão sendo investigadas, mas evidências apontam para a infecção pelo adenovírus 41F. As informações são do Portal Metrópoles.
VEJA MAIS
O adenorvírus é um vírus comum, que pode causar sintomas gripais ou gastrointestinais, como febre, vômito e dor abdominal – mas o 40 e o 41 são conhecidos por causar inflamações gástricas.
No Reino Unido, em 40 dos 53 casos de hepatite confirmados (75%) houve diagnóstico de adenavírus.
De acordo com a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), para a maioria dos casos registrados no país, a tipagem preliminar do adenovírus, feita à partir de amostras de sangue, foi consistente com o tipo 41F. Apesar desses resultados, outras causas ainda estão sendo investigadas ativamente, segundo a Agência.
O surto de hepatite tem preocupa as autoridades e deixou a comunidade científica em alerta. Até agora, 17 crianças precisaram passar por transplantes de fígado e uma delas morreu. A maioria dos casos foi registrado no Reino Unido, mas também há notificações nos Estados Unidos, Espanha, Israel, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Itália, França, Noruega, Romênia e Bélgica.
Veja os sintomas da hepatite:
- Dor de barriga;
- Perda de apetite;
- Febre;
- Dores musculares e articulares;
- Mal estar;
- Cansaço extremo e duradouro;
- Icterícia (olhos amarelados);
- Urina escura;
- Fezes pálidas, de coloração acinzentada;
- Coceira na pele.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA