'Incrível Hulk' de 14 anos impressiona; exercício físico é saudável para crianças e adolescentes?
Tyler Parker tem 1,85m e 133 quilos e impressionou nas redes sociais pelo porte físico, o jovem é jogador de futebol americano; saiba a partir de que momento o exercício físico é saudável para crianças e adolescentes e quais orientações
Um jovem jogador de futebol americano dos Estados Unidos impressionou pelo seu tamanho e definição muscular. Tyler Parker tem apenas 14 anos, mas pesa 133 quilos e mede 1,85m. O grande garoto passou a ser chamado de Incrível Hulk após viralizar nas redes sociais.
A definição dos músculos na infância e adolescência pode ser definida pela intensidade de exercícios praticados pelo jovem, mas também por fatores genéticos. “A pessoa pode ter baixo índice de gordura e a musculatura fica mais exposta. Pode ser uma característica dela”, explicou Evando Góis, ortopedista pediátrico, em entrevista ao VivaBem.
VEJA MAIS
Entretanto, a hipertrofia, ou seja, o ganho de músculos a partir do exercício físico é proibida para os jovens até o final da fase de crescimento, que varia de acordo com cada pessoa. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica que a partir de um exame de raio-x dos punhos e mãos, é possível determinar o padrão de amadurecimento dos ossos e até mesmo eventuais distúrbios de crescimento.
Mesmo após a fase de crescimento, quando a hipertrofia é permitida, é necessário que exista um aval médico e orientação profissional. O excesso pode causar desgastes físicos e psicológicos.
“O esqueleto está em crescimento, com fragilidades e ainda não tem toda a força, isso pode levar a lesões”, explica Evando.
Saiba quais orientações são necessárias para prática de exercícios físicos por crianças e adolescentes:
- Liberação médica para a prática;
- Atividade supervisionada por profissionais capacitados, que vão orientar e corrigir;
- Ambiente de treino monitorado e seguro, além de equipamentos apropriados para o tamanho e a idade dos jovens;
- A criança ou adolescente deve ter maturidade física e emocional para entender os princípios e regras do treinamento;
- O treinamento deve ser confortável e o jovem deve se sentir seguro, feliz e ser apoiado pela família;
- Alimentação e hidratação supervisionados por profissional.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA