Incêndio no Canadá poderá fazer com que 20 mil pessoas abandonem suas casas
O país enfrenta a pior temporada de incêndios florestais, com mais de mil focos ativos em todo o território canadense
Cerca de 20 mil habitantes de Yellowknife, capital dos Territórios do Nordeste canadense, devem deixar suas casas até sexta-feira (18), por conta de um incêndio de grandes proporções que pode atingir a cidade no fim de semana. Na última quarta-feira (16), as chamas estavam a 17 quilômetros da cidade. Os moradores já começaram a ser retirados com o auxílio de transporte aéreo.
O Canadá enfrenta a pior temporada de incêndios florestais, com mais de mil focos ativos em todo o país. Nos territórios do noroeste existem 230. Na última terça-feira (15), a situação já tinha sido declarada como estado de emergência.
Os municípios de Fort Smith, K'atl'odeeche First Nation, Hay River, Enterprise e Jean Marie River têm ordens para a retirada dos moradores.
VEJA MAIS
Em entrevista concedida na última quart-feira ( 16), o ministro do Meio Ambiente da região, Shane Thompson, disse que os incêndios "tomaram um rumo para pior" e agora representam "ameaça real" para Yellowknife, uma das maiores cidades do extremo norte do Canadá.
"Quero enfatizar que a cidade não está em perigo imediato", porém "sem chuva, é possível que [o fogo] atinja os arredores da cidade no fim de semana” alertou.
“A população se põe em risco, caso opte por ficar”, acrescentou Thompson. Por isso, as autoridades alertam os 20 mil moradores de Yellowknife que se preparem para sair da cidade até as 18h desta sexta.
Outro incêndio, que ameaça a comunidade de Hay River, avançou cerca de 30 quilômetros em poucas horas por conta dos fortes ventos do início desta semana, fechando as duas únicas estradas que saem da cidade.
O prefeito, Kandis Jameson, disse que a estrada que sai de de Hay River é "traiçoeira". E alertou que as reservas de alimentos e de combustíveis estão ficando escassas no município. Os serviços de telefonia e de internet também foram interrompidos.
As equipes de emergência retiraram os moradores de Hay River por ônibus e avião, na noite da última quarta-feira (16), enquando o incêndio se aproximava.
"Hay River viu o incêndio ao sul do municipio aumentar, aproximando-se da cidade hoje", disse o oficial de informações sobre incêndios Mike Westwick. "Vimos o fogo muito ativo naquela área e avançava rapidamente".
(*Luciana Carvalho, estagiária de jornalismo sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA