‘Impostor’ da Rússia conversa com governo britânico fingindo ser primeiro-ministro da Ucrânia
Secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace começou a suspeitar do homem após dez minutos de conversa e ordenou um inquérito em caráter urgente para o caso
O governo britânico descobriu um suposto esquema russo realizado com o objetivo de recolher informações sobre a política externa da Ucrânia. Um homem teria se passado pelo primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, e conseguiu contato com o secretário da Defesa britânico, Ben Wallace, nesta quinta-feira (17). As informações são da SIC Notícias.
VEJA MAIS
Uma fonte revelou à Sky News que o indivíduo “esforçou-se muito” para que acreditassem que ele fosse quem alegava ser e teve até o cuidado de colocar uma bandeira da Ucrânia como pano de fundo durante a conversa. Recorreu, inclusive, a detalhes falsos, que alegava serem da embaixada ucraniana, para parecer autêntico. Porém, com dez minutos de chamada, Wallace começou a suspeitar do homem.
O secretário de Defesa do Reino Unido estava de visita à Polónia, onde anunciou a instalação do sistema de mísseis Sky Sabre, e considerou as questões suspeitas. Em determinado momento, o impostor perguntou: “Recebeu a substância que enviámos?”, mas o Wallace respondeu que não sabia do que ele estava falando.
Durante a conversa, o homem também mencionou vários nomes que o secretário de defesa nunca tinha ouvido falar e terminou a chamada imediatamente. O Ministério da Defesa decidiu tornar pública a chamada fictícia para expor a tática.
Ben Wallace ordenou um inquérito com caráter urgente para apurar as causas da violação de segurança.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA