‘Impostor’ da Rússia conversa com governo britânico fingindo ser primeiro-ministro da Ucrânia

Secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace começou a suspeitar do homem após dez minutos de conversa e ordenou um inquérito em caráter urgente para o caso

O Liberal
fonte

O governo britânico descobriu um suposto esquema russo realizado com o objetivo de recolher informações sobre a política externa da Ucrânia. Um homem teria se passado pelo primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, e conseguiu contato com o secretário da Defesa britânico, Ben Wallace, nesta quinta-feira (17). As informações são da SIC Notícias.

VEJA MAIS

image Bilionário russo tem fábrica de fertilizantes em Barcarena
Conglomerado “EuroChem Group”, comandado pelo bilionário Andrey Melnichenko, concluiu o processo de compra da Fertilizantes Tocantins em 2020

image Cidade de Lviv, na Ucrânia, acorda com pelo menos três explosões no 23º dia de guerra
As autoridades da cidade garantiram que as explosões afetaram um edifício situado nas proximidades do aeroporto internacional de Lviv, mas que o terminal não foi atingido.

image Mais de 700 civis, incluindo 52 crianças, foram mortos na Ucrânia desde o início da guerra, diz ONU
Segundo dados da ONU, o número real de vítimas deve ser ainda maior

Uma fonte revelou à Sky News que o indivíduo “esforçou-se muito” para que acreditassem que ele fosse quem alegava ser e teve até o cuidado de colocar uma bandeira da Ucrânia como pano de fundo durante a conversa. Recorreu, inclusive, a detalhes falsos, que alegava serem da embaixada ucraniana, para parecer autêntico. Porém, com dez minutos de chamada, Wallace começou a suspeitar do homem.

O secretário de Defesa do Reino Unido estava de visita à Polónia, onde anunciou a instalação do sistema de mísseis Sky Sabre, e considerou as questões suspeitas. Em determinado momento, o impostor perguntou: “Recebeu a substância que enviámos?”, mas o Wallace respondeu que não sabia do que ele estava falando.

Durante a conversa, o homem também mencionou vários nomes que o secretário de defesa nunca tinha ouvido falar e terminou a chamada imediatamente. O Ministério da Defesa decidiu tornar pública a chamada fictícia para expor a tática.

Ben Wallace ordenou um inquérito com caráter urgente para apurar as causas da violação de segurança.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO