Igreja de mártir misterioso é descoberta na Terra Santa
Operação revelou pisos decorados com vastos mosaicos que retratam pássaros, frutas e plantas, afrescos coloridos e uma inscrição grega
Uma igreja da era bizantina construída em homenagem a um mártir não identificado foi desencavada perto de Jerusalém após uma escavação de três anos, disseram pesquisadores de Israel nesta quarta-feira (23).
A operação revelou pisos decorados com vastos mosaicos que retratam pássaros, frutas e plantas, afrescos coloridos e uma inscrição grega curiosa que intrigou os pesquisadores.
"Encontramos uma inscrição no pátio da igreja que dedica o local à memória de um 'mártir glorioso'", explicou Benyamin Storchan, que comandou a escavação.
A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) estima que o santuário, situado cerca de 16 quilômetros a oeste de Jerusalém, é do século 6º.
Acredita-se que uma cripta subterrânea encontrada debaixo da parte principal da igreja abrigou os restos mortais do mártir. "Este é o local mais sagrado da igreja", disse Storchan, acrescentando que peregrinos provavelmente frequentaram o local.
Embora o mártir em questão seja desconhecido, Storchan disse que a opulência do complexo pode indicar ter se tratado de uma figura importante. Outra inscrição mostrou que o imperador bizantino Tibério II Constantino ajudou a financiar uma ampliação posterior da igreja.
"Temos conhecimento de algumas centenas de igrejas na Terra Santa, mas esta igreja supera a maioria delas de longe por seu estado de preservação e pelo envolvimento imperial que a financiou", disse Storchan.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA