Ibama: multas por desmatamento na Amazônia aumentam 219% no 1º trimestre de 2023

O número de embargos de propriedades cresceu 93% no mesmo período.

O Liberal
fonte

Dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontam que o número de multas por desmatamento e outras infrações na região amazônica aumentou 219% no primeiro trimestre de 2023, se comparado à média do mesmo período dos anos de 2019 a 2022. Houve ainda alta de 133% nas apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais, e crescimento de 93% no número de embargos de propriedades.

De acordo com o Instituto, essas medidas descapitalizam os infratores e impedem que obtenham financiamentos bancários, além de restringir o comércio de produtos ilegais. 

VEJA MAIS

image Operação Curupira: duas novas aeronaves são incorporadas ao combate do crime ambiental
O uso dos novos helicópteros auxilia na logística para o alcance e maior efetividade nas ações realizadas, garantindo a melhor visualização de áreas que são alvos de fiscalização contra o desmatamento no Pará

image Google Amazônia: programa lança projetos mundiais para combater desmatamento na floresta
Iniciativa foca na sustentabilidade com uso de dados e parcerias com instituições como TNC (The Nature Conservancy), INPE e Imazon

image PF e Ibama desmobilizam garimpo ilegal em Terra Indígena de Altamira; vídeo
Máquinas usadas no crime foram inutilizadas na Terra Indígena Trincheira Bacajá. Do alto, era possível ver o tamanho dos danos causados ao meio ambiente.

As autuações ambientais do órgão aumentaram 78% em todo o Brasil de janeiro a março deste ano, na comparação com mesmo intervalo de meses dos quatro anos anteriores. Para o Ibama, os aumentos das multas, apreensões de bens e produtos e embargos de propriedades ocorreram devido à retomada das atribuições do órgão e o comando do combate ao desmatamento pela área ambiental. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO