Homem é preso após tentar invadir Casa Rosada com facão
Suspeito estava armado com um facão, um garfo e serras em disco. Segundo site argentino, ele queria atacar o presidente Javier Millei
Um homem de 29 anos foi detido na tarde desta quinta-feira (4) após tentar invadir a Casa Rosada, sede do governo da Argentina, com um facão e outros objetos cortantes. Segundo a ministra da Segurança Nacional, Patricia Bullrich, o homem gritou que iria cometer um atentado ao ser abordado por uma agente da Polícia Federal Argentina (PFA).
A agente Yanina Violante estava de plantão na Casa Rosada quando avistou o homem se aproximando com a mochila nas costas. "Ela viu o que aconteceu. Viu que ele estava com uma mochila e que tinha um objeto com um cabo de madeira. Ela tomou uma decisão imediata: prendeu essa pessoa, que era um jovem. Ela o derrubou, o jogou ao chão e o desarmou. Pegou sua arma, que era uma arma afiada, e o impediu de entrar na casa do governo", detalhou Bullrich em entrevista coletiva.
O homem, que não teve sua identidade revelada, teria aproveitado a chegada de um funcionário para tentar entrar na Casa Rosada. Ao ser detido pela PFA, ele teria mostrado o facão e gritado que iria atacar, assustando as pessoas que estavam no local.
VEJA MAIS
A polícia argentina investiga o caso e busca determinar a motivação do homem. Ele foi preso sob a acusação de "intimidação pública" e pode ser condenado a até seis meses de prisão. Além do facão, a polícia encontrou com ele um garfo para grelha e discos serrilhados.
Segundo o site argentino Página 12, o homem teria dito ao ser contido pela polícia: "Sou Deus e vou matar o presidente". Chefe do Executivo argentino, Javier Milei não estava na Casa Rosada no momento do incidente.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA