Grupo paramilitar russo Wagner se retira da região de Voronej após rebelião; vídeo
Combatentes de Wagner ocuparam a cidade de Rostov na noite de sábado
As autoridades locais informaram neste domingo (25) que os combatentes do grupo paramilitar russo Wagner estão se retirando da região de Voronej, localizada na fronteira da Rússia com a Ucrânia. Essa decisão ocorreu um dia após o líder do grupo, Yevgueni Prigojin, pôr fim a uma rebelião que tinha como objetivo avançar até Moscou. As negociações para encerrar o motim foram mediadas pela Bielorrússia.
O governador local, Alexander Gusev, divulgou no Telegram que as unidades do grupo paramilitar Wagner estão concluindo sua retirada do território da região de Voronej e assegurou que tudo está ocorrendo sem incidentes.
Mudança após negociação
Os combatentes de Wagner ocuparam Rostov (sudoeste) na noite de sábado, onde assumiram o controle do quartel-general, que é o centro estratégico das operações russas na Ucrânia. Essa mudança ocorreu após negociações entre Prigozhin e o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, que defende a causa de Vladmir Putin. Desde o anúncio da rebelião na madrugada de sábado, os combatentes de Wagner estiveram presentes em três regiões russas: Rostov, Voronej e Lipetsk.
VER MAIS
No domingo, todas as restrições nas estradas da região de Rostov, impostas após as 24 horas de tumulto, foram levantadas, de acordo com o serviço local do Ministério de Situações de Emergência da Rússia. O porta-voz do serviço declarou à agência estatal RIA Novosti que a circulação foi restabelecida.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA