Greve de Hollywood: roteiristas chegam a acordo para encerrar a greve

Sindicato diz que os protestos já foram suspensos, mas a a definição ainda é provisória. Greve dos atores ainda não tem previsão de chegar ao fim

Hannah Franco

Neste domingo (24), o sindicato dos escritores norte-americanos (Writers Guild of America - WGA) e os estúdios de cinema chegaram a um acordo provisório que poderá finalmente encerrar uma greve que se tem se arrastado por meses em Hollywood. A negociação foi anunciada através de uma carta enviada pelo sindicato aos seus membros, que diz: "Chegamos a um acordo provisório, o que significa um acordo de princípio sobre todos os pontos em questão, sujeito a uma redação contratual final".

A carta não dá detalhes do acordo, mas se mostrou otimista com as negociações. "Podemos dizer, com muito orgulho, que este acordo é excepcional, com conquistas e proteções significativas para roteiristas de todos os setores", diz.

Os escritores ressaltaram que o trabalho só será retomado quando o sindicato autorizar, mantendo a greve até que essa autorização seja concedida. No entanto, os protestos de paralisação foram oficialmente suspensos.

VEJA MAIS

image Emmy 2023: premiação é adiada para 2024 por greve em Hollywood; confira a nova data
Atores e roteiristas estão proibidos de participar de eventos da indústria cinematográfica até o fim da paralisação

image Atores de Hollywood entram em greve; entenda o motivo
A greve começou na madrugada desta quinta-feira (13) e não tem tempo determinado para acabar

Essa greve, que teve início no início de maio, viu milhares de roteiristas de cinema e televisão unindo forças para reivindicar melhores salários e proteção contra o uso crescente da inteligência artificial na indústria. Manifestações e protestos foram realizados na frente dos escritórios de grandes empresas, como Disney e Netflix.

Em julho, a paralisação recebeu o apoio de atores de Hollywood e a repercussão afetou diretamente a indústria do entretenimento. No entanto, enquanto a greve dos roteiristas pode chegar ao fim, a greve dos atores não segue o mesmo caminho. Até o momento, ainda não há informações sobre conversas em andamento entre os estúdios e o sindicato SAG-AFTRA.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO