Grávida contaminada com coronavírus dá à luz entubada
Mesmo respirando com o auxílio de um respirador, Yitzel Roman deu à luz a pequena Faith (fé, em português)
A norte-americana Yitzel Roman deu à luz sua primeira filha em condições impensáveis para qualquer mãe de primeira viagem. Após ser diagnosticada com covid-19, praticamente na reta final da tão sonhada gravidez, ela deu entrada no Hospital Summerlin, em Las Vegas, com síndrome respiratória aguda e precisou ser entubada. E foi nesse estado, respirando com o auxílio de um respirador, que deu à luz a pequena Faith (fé, em português).
Yitzel estava na trigésima semana de gravidez quando testou positivo para coronavírus. A descoberta veio ocasionalmente. "Senti uma febre baixa, calafrios e batimentos cardíacos acelerados, mas pensei que isso estava relacionado à gravidez. Depois de alguns dias, já estava ficando muito difícil respirar. Foi quando achei melhor ir ao hospital", conta.
Já internada, ela apresentou piora no quadro respiratório e precisou ser entubada e colocada em um ventilador mecânico. Nesse intervalo, foi submetida a uma cesárea de emergência para poder ter o bebê que, por sorte, nasceu sem complicações e testando negativo para coronavírus.
Só dias depois ela saiu do coma e passou a respirar sem ajuda dos aparelhos. Por conta das recomendações, ela está isolada e não pode ver a filha, mas atribui a um milagre o que lhe aconteceu. "Os médicos fazem o que é possível, e eu realmente acredito que, esgotada essa possilidade não há mais nada que possam fazer. É quando Deus entra e faz o impossível", descreveu.
A pequena Faith está bem e se recuperando. Roman recebeu alta e aguardando em casa pelo fim do período de isolamento para só então conhecer a filha.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA