Golpistas roubam R$ 25 milhões após usarem deepfake e se passarem por chefe de empresa
A vítima participou de uma chamada de vídeo com o que ele acreditava serem vários membros da equipe, porém, todos eram criações deepfake
Um funcionário do departamento financeiro de uma multinacional foi vítima de um golpe criado por meio de tecnologia deepfake. Usando recursos da deep web, os golpistas utilizaram uma videoconferência para convencer a vítima de que se tratava de uma reunião com membros da equipe e com o diretor financeiro da empresa. E, dessa forma, conseguiram fazer com que ele transferisse US$ 25 milhões, de acordo com autoridades policiais de Hong Kong.
VEJA MAIS
Segundo a polícia de Hong Kong, o funcionário participou de uma chamada de vídeo com pessoas que ele acreditava fazerem parte do quadro, porém, todos eram, na verdade, montagens criadas pela deepfake.
"Durante a videoconferência com múltiplos participantes, ele descobriu que todos eram falsos", informou o superintendente sênior Baron Chan Shun-ching à emissora pública da cidade, RTHK.
Chan explicou que o empregado ficou desconfiado após receber uma mensagem que teoricamente vinha do diretor financeiro da empresa no Reino Unido. Inicialmente, o funcionário suspeitou que se tratava de um e-mail de phishing, uma vez que mencionava a necessidade de realizar uma transação confidencial. Mas, como havia várias pessoas da empresa da chamada de vídeo, incluindo o diretor financeiro, ele acabou acreditando se tratar de uma reunião de negócios.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA