Golpe faz caixas eletrônicos cuspirem dinheiro; entenda
O golpe já foi responsável por desativar 143 máquinas
Um novo golpe permite sacar dinheiro de caixas eletrônicos por meio de um notebook. O chamado “Black Box” não utiliza um programa específico e já foi responsável por desativar 143 máquinas na Europa. Já houve registro do golpe na América Latina, e o mesmo pode surgir em breve no Brasil.
De acordo com a fabricante de caixas eletrônicos Diebold Nixdorf, hackers podem ter encontrado uma máquina que trazia um software desprotegido no HD e fizeram uma cópia. Com o software, o processo de invasão e envio de comandos ao caixa se tornaria mais simples e difícil de ser impedido.
No entanto, os bandidos precisam de um tempo sozinhos com um caixa eletrônico para realizar o ataque. Primeiro é necessário abrir a estrutura externa ou fazer um buraco para acessar as entradas internas. Depois, é preciso desconectar parte da fiação e conectá-la ao equipamento dos golpistas, que pode ser um notebook. Assim, é possível executar comandos para "cuspir" as cédulas da máquina.
Quem pratica o crime não precisa, necessariamente, ser um hacker. Em um exemplo comum do golpe, a máquina cospe até 40 cédulas a cada 23 segundos. Esse tipo de golpe não tem indícios de afetar consumidores.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA