Foguete de Israel cai na lua e fracassa em tentativa de pouso "suave"

Dispositivo de pouso robótico não tripulado teve falhas no motor e de comunicação

Reuters
fonte

O foguete israelense Beresheet caiu na lua nesta quinta-feira e fracassou a tentativa de que ele fizesse um pouso "suave", como planejado, por problemas técnicas que esfacelaram as esperanças de um pouso controlado e histórico na superfície lunar.

O dispositivo de pouso robótico não tripulado sofreu falhas periódicas no motor e de comunicação durante cerca de 21 minutos da sequência de pouso, informou a equipe de apoio envolvida na missão.

O Beresheet, frase bíblica em hebreu que significa "no início", viajou pelo espaço durante sete semanas em uma série de órbitas crescentes ao redor da Terra antes de entrar na gravidade da lua na semana passada.

A manobra final na quarta-feira posicionou o foguete em uma órbita elíptica ao redor do satélite, entre 15 e 17 quilômetros da superfície em seu ponto mais próximo. Daí em diante, houve grande expectativa e uma conclusão frustrante.

Até hoje só três nações realizaram pousos "suaves" na superfície lunar: Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO