Facebook 'prefere lucro à segurança', diz ex-funcionária que deve depor hoje no Congresso Americano
Segundo as denúncias, o Facebook sabia que o Instagram estava agravando o problema de imagem corporal entre adolescentes
Uma ex-funcionária do Facebook, Frances Haugen, de 37 anos, deverá depor hoje, no Congresso, sobre o impacto da empresa em jovens usuários. Diretora de produtos, a mulher trabalhou durante quase dois anos na equipe de desinformação cívica na rede social antes de sair, em maio. Segundo revelações feitas, ela teve acesso a dezenas de milhares de páginas de documentos internos da maior rede social do mundo. As informações são da Folha de São Paulo.
Em entrevista ao programa de TV "60 Minutes", que foi ao ar no domingo, a ex-funcionária disse que se alarmou com o que viu no Facebook. Segundo ela, a companhia repetidamente colocava seus próprios interesses em primeiro lugar, antes do interesse público. Por isso, a mulher diz que copiou páginas da pesquisa interna da empresa e decidiu fazer algo a respeito.
"Eu vi muitas redes sociais, e no Facebook era substancialmente pior do que eu tinha visto antes", disse Haugen. Ela acrescentou: "O Facebook mostrou repetidas vezes que prefere o lucro à segurança".
No mês passado, após receber documentos de Haugen, o Wall Street Journal começou a publicar as conclusões. Uma das revelações é de que o Facebook sabia que o Instagram estava agravando o problema de imagem corporal entre adolescentes e que ele tinha um sistema de justiça de duas camadas. As descobertas provocaram críticas de legisladores, reguladores e do público.
Haugen também apresentou uma queixa de denúncia à SEC (Securities and Exchange Commission, agência federal que regulamenta os mercados de valores mobiliários dos Estados Unidos) acusando o Facebook de enganar investidores com declarações públicas que não seguiam suas ações internas. Ela falou com legisladores como os senadores Richard Blumenthal e Marsha Blackburn e compartilhou lotes de documentos com eles.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA