Ex-presidente do Irã, Ahmadinejad, se registra como candidato para eleições presidenciais

Registro da candidatura foi feito neste domingo (02/06)

Agência Estado
fonte

O ex-presidente linha-dura do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, se registrou como possível candidato às eleições presidenciais. Ahmadinejad fez o registro neste domingo, 2, pressionando o líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei. Ação seria uma tentativa de recuperar a principal posição política do país após a morte do presidente Ebrahim Raisi em acidente de helicóptero.

image Irã diz que helicóptero de Raisi pegou fogo após queda e que não há sinal de ataque
A declaração da equipe geral das forças armadas, encarregada de investigar o acidente, foi lida na televisão estatal na noite de quinta-feira.

image Irã inicia cerimônias fúnebres do presidente Ebrahim Raisi, que morreu em queda de helicóptero
País decreto cinco dias de luto. Além de Raisi, o acidente matou o ministro iraniano das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdolahian, e outras autoridades

Aos 67 anos, o ex-presidente é o candidato mais proeminente a se inscrever até o momento. A chegada dele ao Ministério do Interior foi marcada por um grupo de apoiadores, que agitaram bandeiras iranianas e gritavam: “Deus é o maior!”, enquanto ele iniciava o processo de registro da candidatura.

Ele desceu as escadas do ministério mostrando o passaporte a imprensa. Enquanto uma mulher processava a candidatura, o político sentou-se e virou-se para os jornalistas, acenando com a cabeça e sorrindo para as câmeras.

A presença do ex-presidente na corrida presidencial é vista como um desafio direto ao establishment religioso, especialmente após ter sido impedido de concorrer em 2021 pelas autoridades. O retorno do político controverso acontece em meio a crescentes tensões entre o Irã e o Ocidente, alimentadas pelo avanço do programa nuclear de Teerã, os acontecimentos na guerra entre Rússia e Ucrânia e a repressão aos dissidentes internos.

As eleições para substituir o presidente Raisi estão programadas para 28 de junho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO