Escritor israelense afirma que Hamas atacou Israel para "matar qualquer chance de paz na região"

Em entrevista a Luciano Huck, Yuval Harari acredita que o Hamas buscou ampla visibilidade com as ações, pois pretendia acabar com um acordo que seria firmado entre Israel e Arábia Saudita

O Liberal

Em uma entrevista exclusiva concedida ao apresentador Luciano Huk, o renomado escritor e historiador israelense, Yuval Harari, autor do best-seller mundial "Sapiens - Uma Breve História da Humanidade", abordou a situação na região de Gaza e fez revelações impactantes sobre o Hamas. Harari declarou que o grupo atacou Israel com o objetivo de "matar qualquer chance de paz" na área. 

VEJA MAIS

image Israel diz ter atingido mais de 600 alvos do Hamas; tanques são vistos nos arredores de Gaza
Militares israelenses continuam tentando expandir as operações terrestres na Faixa de Gaza

image Conselho de Segurança da ONU volta a se reunir nesta segunda para discutir situação em Gaza
Israel x Hamas: Encontro foi pedido pelos Emirados Árabes Unidos, que deve pedir uma ‘imediata pauta humanitária’ nos conflitos

Segundo Harari, o ataque do Hamas não é apenas marcado pelas atrocidades cometidas, como a tortura de crianças, assassinato de pais na frente de seus filhos e sequestro de bebês, que agora estão sendo mantidos como reféns em Gaza. O escritor enfatizou que o Hamas buscou ampla visibilidade com as ações, pois pretendia acabar com um acordo que seria firmado entre Israel e Arábia Saudita e que mudaria as relações entre judeus e árabes.

Para Harari, o motivo subjacente a essa abordagem é que o Hamas tem objetivos mais amplos do que simplesmente atacar civis. O grupo busca eliminar qualquer perspectiva de paz, não apenas no presente, mas também para as gerações futuras.

O autor também criticou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmando que ele não tem se empenhado o suficiente na busca por um tratado de paz com os palestinos. Embora Harari tenha destacado que Netanyahu e seu governo não são diretamente responsáveis pelo ataque do Hamas, ele apontou que compartilham uma grande responsabilidade pela “disfunção” no Estado de Israel. 

Harari também disse sobre a importância de garantir não apenas os direitos humanos da população palestina, mas também a segurança e a possibilidade de viver em sua terra natal. Ele concluiu afirmando que reduzir o debate sobre a guerra a visões simplistas é intelectualmente perigoso e negligente. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO