Em reunião com Zelensky, Macron anuncia o envio de ajuda militar para a guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o apoio francês no momento em que Kiev está finalizando os preparativos para sua contraofensiva contra as tropas russas

O Liberal

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, encontrou o presidente da França, Emmanuel Macron, neste domingo (14), que anunciou o envio de dezenas de veículos blindados, além de tanques. 

Zelensky recebeu apoio do país francês no momento em que Kiev está finalizando os preparativos para sua contraofensiva contra as tropas russas. O material, segundo Macron, é para os "esforços em apoiar as capacidades de defesa aérea da Ucrânia".

VEJA MAIS

image Segurança alimentar e guerra na Ucrânia estão entre os assuntos que Lula discutirá no Japão
O presidente do Brasil viaja para participar da cúpula do G7 como país convidado

image Kremlin condena decisão do Reino Unido de fornecer mísseis a Kiev
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou que as forças armadas darão uma 'resposta adequada' diante da medida.

image Soldado russo é rendido e conduzido por drone até soldados ucranianos; vídeo
O equipamento conduziu o militar até a trincheira onde estavam as Forças Armadas ucranianas

Junto a isso, os assessores do presidente da presidente da França afirmam que ele planeja "reafirmar o apoio inabalável do País e da Europa para restaurar os direitos legítimos da Ucrânia e defender seus interesses fundamentais".

Neste final de semana, Zelensky esteve na Alemanha e na Itália, onde também encontrou o papa Francisco. Nas redes sociais, Volodimir disse que "com cada visita, as capacidades defensivas e ofensivas da Ucrânia se expandem".

A viagem de Zelensky a Paris não foi anunciada com antecedência e ocorreu depois que os líderes da União Europeia enalteceram, em Aachen, no oeste da Alemanha, o povo ucraniano por sua luta pela liberdade.

Alemanha

Em visita à Alemanha, ele se encontrou com o chefe de governo, Olaf Scholz. "As relações com a Europa estão cada vez mais fortes e a pressão sobre a Rússia está aumentando", acrescentou, poucas horas depois do encontro.

No sábado (13), Zelensky esteve na Itália, onde foi recebido pela primeira-ministra Giorgia Meloni e o papa Francisco.

"A Ucrânia incorpora tudo o que representa a ideia europeia: o valor das convicções, a luta pelos valores e pela liberdade, o compromisso com a paz e a unidade", declarou a presidente da Comissão Europeia, o braço executivo do bloco, Ursula von der Leyen.

Família europeia

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Carlos Magno a Zelenski, o chefe de governo alemão, Olaf Scholz, afirmou que a Ucrânia faz parte "de nossa família europeia".

Scholz acompanhou o presidente ucraniano a esta cidade alemã após uma reunião na capital Berlim. Foi a primeira visita de Zelensky à Alemanha desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Ajuda militar alemã ultrapassa os 17 bilhões de euros

Por ocasião de sua viagem, Berlim anunciou no sábado um pacote significativo de ajuda militar à Ucrânia, no valor de 2,7 bilhões de euros (cerca de R$ 14,4 bilhões).

Scholz assegurou que Berlim apoiará a Ucrânia pelo "tempo necessário" e indicou que seu compromisso com Kiev, incluindo armamento, já chega a 17 bilhões de euros (R$ 90,7 bilhões).

O novo pacote inclui dezenas de tanques, veículos blindados, drones de vigilância e quatro novos sistemas de defesa antiaérea Iris-T.

"Durante o período mais difícil da história moderna da Ucrânia, a Alemanha mostrou ser nossa verdadeira amiga e uma aliada confiável", agradeceu Zelensky, no livro de visitas da Presidência alemã.

Zelensky e seu ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, participaram de uma reunião com vários ministros alemães, incluindo a chefe da diplomacia, Annalena Baerbock, e com o presidente Frank-Walter Steinmeier.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO