CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em carta a fiéis, Papa Francisco destacou a COP 30 em Belém e a crise climática; leia na íntegra

Carta marca a importância de uma 'conversão ecológica' e a proteção do meio ambiente

O Liberal
fonte

Durante a Campanha da Fraternidade 2025, Papa Francisco enviou uma carta aos fiéis brasileiros destacando a importância da preservação ambiental, o que ele chamou de 'conversão ecológica', de forma a proteger a natureza e promover o desenvolvimento sustentável. 

No documento, ele cita, ainda, a realização da COP 30 em novembro em Belém, no coração da Amazônia, e convida as autoridades a uma reflexão e ação sobre o clima. "O tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar sua contribuição para que, durante a COP30, no próximo mês de novembro, que se realizará em Belém do Pará, no coração da querida Amazônia, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações", escreveu o Santo Papa. 

O legado de Papa Francisco foi marcado pela caridade, humildade e, também, apelo aos cuidados com o meio ambiente. Ele foi uma voz ativa em ações climáticas globais, se posicionou contra o desmatamento e pela proteção dos povos originários da Amazônia, tendo se encontrado, inclusive, com o cacique Raoni Metuktire durante audiência privada no Vaticano. 

VEJA MAIS

image Lula decreta luto oficial de 7 dias no Brasil pela morte do papa Francisco: 'enorme perda'
Em nota, presidente destacou que Papa Francisco propagou o amor, a tolerância e a solidariedade, que são a base dos ensinamentos cristão

image Relembre os momentos em que o governador Helder Barbalho se encontrou com o Papa Francisco​
Líderes se reuniram em 2019 e 2023 para discutir a preservação da Amazônia e a importância da COP 30​

Leia a carta do pontífice na íntegra:

Queridos irmãos e irmãs do Brasil,

Com este dia de jejum, penitência e oração, iniciamos a Quaresma deste Ano Jubilar da Encarnação. Nesta ocasião, desejo manifestar minha proximidade à Igreja peregrina nessa nação e felicitar meus irmãos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa da Campanha da Fraternidade, que se repete há mais de 60 anos e que, neste ano, tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e como lema a passagem da Escritura na qual, contemplando a obra da criação, “Deus viu que tudo era muito bom” (cf. Gn 1,31).

Com a Campanha da Fraternidade, os bispos do Brasil convidam todo o povo brasileiro a trilhar, durante a Quaresma, um caminho de conversão baseado na Carta Encíclica Laudato Si’, que publiquei há quase 10 anos, em 24 de maio de 2015, e que senti necessidade de complementar com a Exortação Apostólica Laudate Deum, de 4 de outubro de 2023.

Nestes documentos, quis chamar a atenção de toda a humanidade para a urgência de uma necessária mudança de atitude em nossas relações com o meio ambiente, recordando que a atual “crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior” (Laudato Si’, 217). Nesse sentido, meu predecessor de venerável memória, São João Paulo II, já alertava que era “preciso estimular e apoiar a ‘conversão ecológica’, que tornou a humanidade mais sensível” (Audiência, 17 de janeiro de 2001) ao tema do cuidado com a Casa Comum.

Por isso, louvo o esforço da Conferência Episcopal em propor, mais uma vez, como horizonte o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal de cada fiel a Cristo. Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar sua contribuição para que, durante a COP30, no próximo mês de novembro, que se realizará em Belém do Pará, no coração da querida Amazônia, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações.

Desejo que esse itinerário quaresmal dê muitos frutos e nos encha a todos de esperança, da qual somos peregrinos neste Jubileu. Faço votos de que a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado país no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de compromisso concreto com a Ecologia Integral.

Confiando esses votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a Bênção Apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a Casa Comum, pedindo que continuem a rezar por mim.

Roma, São João de Latrão, 11 de fevereiro de 2025, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

Franciscus

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO