Elevador de resort de luxo despenca de 100m e mata cinco pessoas em Bali; vídeo
Cabo que puxava o elevador não aguentou e rompeu. A polícia local disse que acidente não pôde ser evitado.
CInco pessoas morreram após um elevador externo de um resort de luxo na cidade de Ubud, em Bali, na Indonésia, despencar de uma altura de 100m na última sexta-feira (1º). O cabo de aço que puxava o equipamento não aguentou o peso e rompeu. Veja o vídeo:
Imagens de câmera de monitoramento registraram o momento da queda do elevador, que operava inclinado sobre trilhos. É possível ver também que as vítimas - dois homens e três mulheres, todos funcionários do luxuoso Ayuterra Resort - utilizavam o serviço de deslocamento tranquilamente por volta das 13h.
VEJA MAIS
Em seguida, rapidamente o elevador despenca e atinge o chão, sobrando apenas os destroços. Ao jornal Bali Sun, o comissário de polícia de Ubud, Made Uder, disse que o cabo de aço do elevador não tinha força suficiente para aguentar o peso transportado.
“A corda de balanço de aço não era forte o suficiente para puxar o peso para cima, que era bastante grande, e a cunha de segurança ou freio não funcionou, então o elevador deslizou para baixo em alta velocidade e este acidente não pôde ser evitado”, disse Uder.
O chefe de polícia de Ubud, Kompol I Made Uder, declarou que os slings de aço que rebocavam o elevador supostamente quebraram quando o veículo estava quase no topo do hotel. “Estima-se que as ligas de aço não eram fortes o suficiente para puxar a carga, que é bastante pesada”
O vice-governador de Bali, Cok Ace, que também é presidente da Associação de Hotéis e Restaurantes do país, disse que visitou o resort e que checou os documentos do estabelecimento. “A partir de uma inspeção de rotina, um consultor independente disse que em novembro de 2022 [estava tudo bem], e só se passaram 8 meses desde que declararam que ainda é [seguro], então é claro que isso será incluído na investigação”, disse Cok Ace ao The Bali Sun.
Com o forte impacto, duas pessoas morreram no local. Outras três chegaram a ser levadas a um hospital, mas não resistiram aos ferimentos e foram à óbito. As vítimas foram identificadas como:
- Kadek Yanti Pradewi, 19;
- Sang Putu Bayu Adi Krisna, 19;
- Ni Luh Supernigsih, 20;
- I Wayan Aries Setiawan, 23;
- Kadek Hardiyanti, 24 anos;
(*Gabriel Bentes, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA