Doença misteriosa já matou pelo menos 25 cachorros
Os casos estão deixando as autoridades e os tutores de cães em alerta
Diferentes regiões da Noruega foram atingidas por uma doença mortal para os cães e ainda misteriosa, nas últimas semanas. Os primeiros casos foram observados na capital, Oslo, e foram reportados casos em 13 das 18 regiões administrativas do país.
Representantes da Agência de Segurança Alimentar e do Instituto de Veterinária da Noruega afirmaram que pelo menos 25 cachorros morreram até o momento.
Autópsias em três cachorros revelaram uma pista na última segunda-feira (9): duas bactérias foram encontradas em "quantidades muito elevadas" em vários cães que morreram, afirma o Instituto de Veterinária. Foram excluídas as possibilidades de salmonela ou veneno de rato.
As suspeitas são de possíveis doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas, ou causas ambientais, como água contaminada. No entanto, não há mais detalhes concretos sobre as causas das mortes. Além disso, as mortes podem não terem sido causadas pela mesma doença, uma vez que os sintomas não são específicos.
Os tutores de cães estão sendo instruídos a deixarem seus animais em coleiras e ficarem alertas aos sintomas. Nos passeios, os cachorros não devem ter contato com outros animais que encontrarem no caminho enquanto a situação ser esclarecida, disse Ann Margaret Grøndahl, da Agência de Segurança Alimentar.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA