CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dilma Rousseff se reúne com Vladimir Putin antes da encontro de cúpula dos Brics, na Rússia

Durante o encontro, o presidente russo pediu aumento do comércio em moedas nacionais para minimizar 'riscos políticos externos'

Agence France-Presse (AFP)
fonte

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu nesta terça-feira (22.10) o aumento do comércio em moedas nacionais para minimizar os "riscos políticos externos", antes do início da reunião de cúpula dos Brics em Kazan.

"Um aumento dos pagamentos em moedas nacionais torna possível minimizar os riscos políticos externos", disse Putin, durante uma reunião com a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido com banco dos Brics, grupo de países emergentes.

A Rússia é alvo, desde o início da ofensiva na Ucrânia em 2022, de sanções ocidentais, em particular financeiras, e o presidente russo pede com frequência a redução da dependência da economia russa do dólar, uma moeda considerada "tóxica" por Moscou. 

O estabelecimento de um sistema de pagamentos internacional permitiria competir com o Swift (Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), do qual a maioria dos bancos russos foi excluída.

image Lula defende presidente da Colômbia, acusado de irregularidade eleitoral, e cita queda de Dilma
Manifestação aconteceu através das suas redes sociais

image Dilma Rousseff recebe medalha de presidente chinês Xi Jinping
Honraria foi assinada e concedida por ocasião do 75º aniversário da fundação da República Popular da China

Dilma Rousseff também apoiou a ideia de aumentar o comércio em moedas nacionais durante uma reunião que contou com a presença da presidente do Banco Central Russo (BCR), Elvira Nabiulina, e do chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.

"No momento, os países do Sul Global têm uma grande necessidade de financiamento, mas as condições para obtê-lo são muito complicadas", reconheceu, segundo suas declarações traduzidas para o russo.

O banco dos Brics foi criado como alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, duas instituições controladas pelos países ocidentais. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO