Veja as principais declarações de Trump em seu discurso de posse
Presidente dos Estados Unidos reassume o cargo e anuncia medidas sobre clima, imigração e economia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou posse para mais um mandato nesta segunda-feira (20/1), em Washington. Em seu discurso, o republicano destacou uma série de ações e compromissos que nortearão sua administração nos próximos anos. Confira os principais trechos:
Decretos executivos e emergência na fronteira
Trump prometeu assinar uma série de decretos executivos imediatamente, incluindo a declaração de emergência nacional na fronteira com o México. Segundo o presidente, a medida tem o objetivo de interromper o fluxo de imigrantes ilegais e combater os cartéis de drogas, que serão designados como organizações terroristas estrangeiras. "Minha maior responsabilidade é proteger o país", afirmou.
Saída do Acordo de Paris sobre o clima
Trump confirmou que os Estados Unidos irão se retirar do Acordo de Paris, afirmando que a medida é necessária para proteger os interesses do país.
Missão em Marte
O presidente anunciou que os Estados Unidos fincarão sua bandeira em Marte, reforçando os investimentos em exploração espacial.
VEJA MAIS
Reconhecimento de apenas dois gêneros
Trump afirmou que seu governo irá reconhecer “apenas dois gêneros”, destacando que políticas nesse sentido serão implementadas.
Canal do Panamá
O presidente mencionou planos de recuperar o controle sobre o Canal do Panamá, afirmando: "Demos o Canal ao Panamá e vamos recuperá-lo".
“A China está operando o Canal do Panamá, e nós não o demos à China", ressaltou o republicano, que não descartou nas últimas semanas o uso da força militar para tomar o controle da via interoceânica.
"Em breve, mudaremos o nome do Golfo do México para Golfo da América”, acrescentou Trump, que já havia ameaçado fazê-lo, provocando dias atrás a reação da presidente mexicana Claudia Sheinbaum, que respondeu que os Estados Unidos deveriam se chamar “América Mexicana”.
Impostos para outros países
Trump prometeu instaurar novos impostos para produtos importados de outros países, em uma tentativa de reforçar a economia americana.
Deportação de imigrantes
O presidente reiterou o compromisso de deportar milhões de imigrantes que estão em situação irregular no país.
Trump encerrou seu discurso reforçando que as medidas anunciadas buscam colocar os Estados Unidos em primeiro lugar. O discurso marca o início de mais um mandato com políticas focadas em mudanças significativas nas áreas climática, econômica e social.
*Com informações do Estadão Conteúdo e da AFP
*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA