Com falta de mão de obra, Portugal permite que brasileiros tirem visto de trabalho
Promessa antiga do governo do primeiro-ministro António Costa começou a valer no último domingo
Uma promessa antiga do governo do primeiro-ministro António Costa, o visto a brasileiros que querem entrar no mercado de trabalho em Portugal foi liberado. A medida que beneficia nômades digitais e quem procura trabalho no país europeu começou a valer no último domingo, uma semana depois do prazo previsto. As informações são da coluna Portugal Giro, do Portal O Globo.
VEJA MAIS
Porém, o novo visto exige um pouco mais de R$ 10 mil para entrada no país. Quem não tiver a quantia pode recorrer ao representante legal. Mas grande parte dos candidatos não conhece ninguém em Portugal.
Como solicitar o visto de trabalho
- O formulário para pedir o visto pode ser preenchido no site da empresa VSF Global.
- O pedido pode ser feito online, mas os documentos devem ser remetidos em papel.
- O candidato também deverá preencher uma declaração de interesse no site do Instituto do Emprego e Formação de Portugal.
Crise de mão de obra
O país enfrenta dificuldade em conseguir mão de obra para algumas áreas. No ano passado, por exemplo, com viagens aéreas não essenciais liberadas em setembro, faltaram 85 mil trabalhadores de turismo em Portugal em 2021. Relatório do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) também previa que a escassez de trabalhadores deixaria uma média de 53 mil vagas no setor para preencher em 2022.
Há ainda oportunidades na construção civil e tecnologia. Atualmente, milhares de brasileiros entram no país todos os dias como turistas e tentam obter a residência via contrato de trabalho, mas esperam muito tempo por uma autorização de residência.
A medida do governo português de conceder visto protege o imigrante durante os seis meses de prazo máximo para procurar trabalho no país.
Para especialistas, isso deve impulsionar a comunidade brasileira, a maior entre os estrangeiros.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA